CARLO CARCANI

O duelo final

Carlo Carcani
19/05/2013 às 11:53.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:34

O campeão paulista de 2013 será conhecido hoje, após o término da quinta final consecutiva com a presença do Santos e com a ausência de São Paulo e Palmeiras. O Corinthians, presente nas decisões de 2009 e 2011, tenta impedir que o rival seja o primeiro clube a ser tetracampeão, feito inédito na era do profissionalismo. Essa talvez seja a maior atração do duelo, mas não é a única. O jogo de hoje tem muito valor para o Corinthians, que deseja curar as feridas da polêmica eliminação na Libertadores erguendo uma taça na Vila Belmiro. Por fim, tudo caminha para que essa seja a última decisão de Neymar com a camisa do Santos. O clube já admite negociá-lo um ano antes do final de seu contrato, o interesse dos maiores clubes da Europa é enorme e tudo indica que ele atravessará o Atlântico após a disputa da Copa das Confederações.

O destino do troféu do Paulistão depende muito de Neymar. Com atuações medianas, o Santos precisa do brilho de seu astro para pelo menos vencer por um gol de diferença e levar a decisão aos pênaltis. Neymar tem capacidade para definir um jogo com seu enorme talento, desde que conte com uma atuação ao menos razoável dos companheiros. O primeiro tempo do Santos no Pacaembu foi ridículo e acho muito difícil que, em casa, repita performance tão ruim. Se for mais agressivo e acionar Neymar com maior frequência, então terá mais chances de alcançar o tetra.

O Corinthians mostrou no primeiro jogo que tem um time muito superior. Tem conjunto, marca melhor e cria mais. Dificilmente conseguirá impor um ritmo tão forte hoje, mas a vantagem do empate é significativa. Resta saber como o time reagiu à eliminação na Libertadores. O elenco ficou abalado por ter saído tão cedo da briga pelo bi ou fortalecido pelo apoio da torcida ao final da partida? A péssima arbitragem de Amarilla mexeu com os nervos da equipe? A tolerância com as decisões do árbitro hoje será menor em virtude de tudo o que aconteceu no Pacaembu?

As respostas para todas essas perguntas serão conhecidas nos 90 minutos finais do Paulistão 2013. O Santos não brilhou como se esperava, nem na primeira fase e muito menos nos duelos eliminatórios, nos quais só empatou e perdeu. Mas foi eficiente e tem a chance de brigar por um título histórico em sua casa.

O Corinthians se classificou em 5° lugar, mas disputou várias partidas com reservas na fase de classificação. Passou pela Ponte em Campinas, eliminou o São Paulo nos pênaltis no Morumbi e massacrou o Santos no jogo de ida. Seu erro foi ter perdido tantas chances de gol. Permitiu que o perigoso adversário chegasse vivo ao duelo final e isso pode custar caro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por