Salvador Caruso (1905-1951) é nome de uma rua no Jardim Primavera. Ele é autor do quadro que retrata a primeira missa de Campinas. Em 45 anos de vida (ele morreu de câncer), o primeiro filho de Florêncio Caruso pintou mais de 400 quadros de temas variados, como figuras humanas, costumes, paisagens e natureza-morta. Em 1946, depois de um ano em Ouro Preto, onde fixou em inúmeras obras os aspectos mais sugestivos da história da cidade mineira, expôs seus trabalhos numa mostra de sucesso. O registro valeu-lhe o título de "o pintor de Ouro Preto".
Salvador (foto) não mostrou interesse pela pintura cedo. Na juventude, gostava de nadar, praticar esportes e andar a cavalo. Casou-se quando tinha cerca de 18 anos e começou a trabalhar como guarda-livros (contador).
Depois, foi funcionário de um banco em São Paulo. Um dia, seu irmão José, que começava a se enveredar pelos caminhos da pintura, levou-o ao ateliê de Bernardino de Souza Pereira, no bairro de Itaquera. E Salvador ficou fascinado pelo trabalho do "pintor das rosas". Ao sair de lá, disse ao irmão: "Eu também vou ser pintor". Bernardino foi seu primeiro professor.
Um dia, o chefe de Salvador no banco encontrou seus desenhos e o demitiu. A partir daí, ele passou a dedicar-se só à arte. Não demorou muito para se projetar como artista de talento, dotado de rara sensibilidade e muita inspiração. Integrou o Grupo Santa Helena com outros pintores que também ficaram famosos. Participou de vários salões em São Paulo e no Rio de Janeiro, acumulando dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze. Seu último trabalho, um autorretrato, recebeu o prêmio Governador de São Paulo. A obra foi adquirida pelo Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, e incorporada ao seu acervo.
Eu só consegui escrever este texto e o da semana passada graças ao trabalho do jornalista e escritor Rubens Caruso, que morreu em 2008, outro integrante da talentosa família – ele era o caçula de Florêncio. Rubens foi o responsável por uma página muito bem escrita, a www.pintorescaruso.com.br, que me deixou encantada com essa trupe maravilhosa que se fixou em Poços de Caldas. Ainda pretendo falar mais dos irmãos Caruso.