ESTATÍSTICA

Números jogam contra Branco no Guarani

Com apenas 24,2% de aproveitamento após onze partidas, técnico tem a pior campanha em 52 anos

Carlos Rodrigues
25/03/2013 às 21:28.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:03

O técnico Branco corre sérios riscos de ter em seu currículo um rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Paulista no comando do Guarani. Mas esse não é o único motivo que pode colocá-lo na história do Bugre. Com apenas 24,2% de aproveitamento após onze partidas a frente da equipe, o ex-jogador possui os piores números de um treinador do alviverde nos últimos 52 anos - considerando apenas aqueles que estiveram no comando em, no mínimo, dez partidas.

Além de Branco, que até o momento possui uma campanha de duas vitórias, dois empates e sete derrotas, apenas outro treinador esteve abaixo dos 30% de aproveitamento desde 1961. Foi Aparecido Silva, que dirigiu o Guarani em 1967, e, em dez partidas, conquistou apenas 27,7% dos pontos disputados. Também aparecem nesta lista dos piores desempenhos Jair Picerni (30,3%, em 2008), Zetti (30,6%, em 2004), Ênio Andrade (31,6%, em 1983), Daltro Menezes (31,7%, em 1971) e Vagner Mancini (32,5%, em 2010).

Incomodado com a atual fase do time no campeonato, Branco reconhece que os números são altamente desfavoráveis, mas ainda alimenta a esperança de tirar o Bugre dessa situação. "Meu aproveitamento é péssimo, lógico que é ruim. Sou um cara consciente e sei que isso tem que melhorar. Talvez, nesses cinco jogos, esse aproveitamento suba e é isso o que eu espero. Acho que o Guarani vai se salvar. O importante nesses jogos que vem pela frente é os jogadores colocarem a bola pra dentro. As chances que forem criadas tem que fazer", afirma o treinador, que não deseja deixar o clube e, por enquanto, recebe respaldo da diretoria, que não pensa em uma mudança no comando.

Mas há quem diga que o treinador não tem nenhuma culpa no que anda acontecendo. É o caso do atacante Ronaldo Mendes, que transfere a responsabilidade para os jogadores. "É a gente que não tá resolvendo. O Branco faz o trabalho dele e é um ótimo treinador. Quem resolve é quem está lá dentro e nós estamos sendo incompetentes. Não temos que botar trabalho de treinador ou de diretoria em xeque. Nós temos que fazer diferente nesse resto de campeonato para sair da zona de rebaixamento", argumenta.

O lateral-esquerdo Marquinhos ressalta o esforço de todos em tirar a equipe do fundo do poço. "É difícil explicar o que está acontecendo. Não tem explicação, porque se houvesse, nós saberíamos como mudar. É complicado, futebol é assim. Ninguém quer estar nessa situação e estamos fazendo o máximo para reverter isso", diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por