O atendimento do Hospital da Clínicas de Ribeirão Preto tem nova discussão nesta terça-feira (16). A partir das 9h da manhã, 26 prefeitos da Divisão Regional de Saúde (DRS XIII) discutem a possível redução de atendimento de média complexidade. A convocação foi feita pela prefeita Dárcy Vera (PSD), que já coordenou uma primeira reunião na última sexta-feira. Prefeitos reclamaram que não terão como contratar novos serviços que vinham sendo oferecidos pelo HC. O hospital, por sua vez, pretende se ocupar mais dos atendimentos de alta complexidade, deixando a médica complexidade para os municípios. No encontro desta terça-feira há a previsão de debates, já que está prevista a presença do superintendente do HC, Marcos Felipe de Sá, que deve explicar o motivo da medida adotada. Apesar de os prefeitos acreditarem no retorno do atendimento, aparentemente o HC não pretende desistir de sua empreitada. É uma reorganização do atendimento e caberá aos municípios organizarem melhor seus encaminhamentos. A discussão não deve acabar apenas na segunda reunião. Haverá muito ainda a ser discutido. O que se espera é que o atendimento à população possa ocorrer, sem maiores prejuízos.
EFEITO SUSPENSIVO
O juiz Héber Mendes Batista, da 108ª Zona Eleitoral, pode julgar ainda nesta terça-feira o agravo do Ministério Público Eleitoral, que o fim do efeito suspensivo no recurso da prefeita Dárcy Vera (PSD) e do vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB), na sentença que cassou o mandato dos dois. Caso o efeito suspensivo seja “cassado”, a dupla deve se afastar da administração até que o Tribunal Regional Eleitoral julgue o recurso interposto pela defesa.
MULTA EM MASSA
A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou no diário Oficial do Município desta segunda-feira (15) centenas de autuações contra munícipes que deixaram de cuidar de calçadas e muretas de seus terrenos. As multas foram por atacado. Até a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu suas canetadas.
TRANSPARÊNCIA
Os vereadores de Ribeirão preto devem votar hoje um projeto de lei do vereador Marcos Papa (PV) que prevê a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardem consultas com especialistas, exames e cirurgias na Rede Pública Municipal de Saúde. Com isso será possível como anda o atendimento nas unidades da cidade.
PUBLICIDADE
Já a transparência dos gastos com publicidade vem de projeto do vereador Maurício Gasparini (PSDB). A proposta do tucano determina que sejam divulgados os valores gastos com publicidade pelos órgãos e entidades da administração pública municipal. A abertura dos dados será uma importante ferramenta de fiscalização por parte dos munícipes, sobre os gastos públicos.
HOMENAGENS
Na pauta da Câmara, com cinco projetos, estão também duas homenagens. Da lavra de Evaldo Mendonça (PR), o Giló, declara a “Wilsom Auguto Buzzato & Cia Ltda – ME”, como Empresa Cidadã Amiga de Ribeirão Preto “pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade”. Já Maurílio Romano (PP) tem projeto que denomina logradouro público ou próprio municipal de “Victor Pileggi”.