Renovado, compacto premium Citroën tem versão de entrada com valor mais em conta
Novo DS3 (Divulgação)
A Citroën se antecipou ao Salão do Automóvel, que começa na próxima quinta-feira (30) e anunciou a chegada da linha 2015 do compacto premium DS3. Assim como o modelo vendido lá fora, o compacto premium da empresa francesa teve visual repaginado, ganhou novos equipamentos de série e, surpreendentemente, baixou o preço na versão de entrada. Agora, o DS3 parte de R$ 79.900, o que representa uma redução de R$ 7.090 e relação ao valor cobrado anteriormente. As principais ocorreram na dianteira, que ganhou novo conjunto ótico – recheado de leds – mais agressivo e imponente. Inspirado no modelo conceito Wild Rubis, o novo visual do DS3 evoca, de acordo com a Citroën, diamantes em um estojo. Outro elemento de destaque são as luzes indicadoras de direção (pisca-pisca) deslizantes que ao invés de piscar criam um fluxo contínuo com efeito inovador. Os novos faróis incorporam ainda tecnologia que reduz em até 75% a energia consumida pelo conjunto anterior e têm vida útil 20 vezes maior que as lâmpadas comuns. O DS3 estreia também as rodas diamantadas pretas Aphrodite de 17 polegadas e novas combinações de cores: Gris Aluminium (metalizado) e Bleu Infini, Bleu Encre (azul marinho metalizado) e Blanc Opale, Blanc Nacré (perolizado) e Bleu Infini e Whisper (metalizado) e Blanc Opale. Na requintada atmosfera interna do DS3 se fundem a elegância e a tecnologia. O painel com três indicadores cônicos, os comandos de condução próximos do motorista, a posição de direção baixa e os assentos envolventes reproduzem o ambiente de ‘cockpit’ de um carro de competição. Materiais cromados ressaltam o dinamismo do modelo. Acabamento do painel, pomos da alavanca de câmbio, adesivos de teto, rodas e calotas, além de áreas externas podem ser customizadas ao gosto do proprietário. Mecânica A mecânica do novo Citroën DS3 permanece inalterada e segue com o mesmo propulsor do modelo anterior. Com turbo compressor, o motor 1.6 THP rende 165 cavalos a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm. Sua configuração conta com cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas e injeção direta de combustível. A transmissão é manual de seis marchas. O sistema de freios do carro traz ESP, o ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU). Esses equipamentos ajudam o motorista nas situações mais delicadas, em caso de perda de aderência, por exemplo. A segurança passiva inclui seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix no banco traseiro. Equipamentos Entre os equipamentos disponíveis, o novo DS3 traz sistema de navegação GPS com mapa do Brasil e tela de sete polegadas, com exibição 2D/3D, compatibilidade com iPod, áudio streaming Bluetooth, entre outros; sistema de som hi-fi com leitor CD/Rádio, MP3, comandos no volante, entrada USB, viva-voz Bluetooth, caixa de som lateral e subwoofer amplificado no porta-malas; câmera de ré colorida no sistema de navegação e frenagem automática em até 30 km/h através de um sensor laser de curto alcance no para-brisa.