DUAS CARAS

Novo Corolla: para todos os gostos

Nova geração do sedã japonês inova com lançamento de modelos diferenciados

Luís Cesar de Souza Pinto
17/06/2013 às 09:38.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:34

Depois de muito mistério, que incluiu a divulgação a conta-gotas de fotos que mostravam detalhes do carro, a Toyota revelou o novo Corolla. Na verdade, foram duas apresentações, uma na Califórnia, do modelo que será vendido nos Estados Unidos, e outra na Europa, da versão que será comercializada no Velho Continente.

Nos EUA, a 11ª geração do sedã médio japonês optou por um estilo mais agressivo, o que para os padrões conservadores da Toyota é um passo e tanto. Além dos faróis que se unem à estreita grade, o modelo tem como principal marca a coluna traseira que forma uma espécie de seta. As lanternas ficaram elegantes e invadem a tampa do porta-malas como no atual modelo. O carro também ganhou faróis de Led, tendência que atualmente se repete em dez entre dez lançamentos.

Outro aspecto que indiscutivelmente evoluiu no novo Corolla foi o interior. O painel de instrumentos ganhou mais recursos como partida por botão elétrico, alavanca com opção de trocas sequenciais, entre outros. O ar-condicionado é digital. Contudo, tem apenas uma zona, o que chega a ser decepcionante, pois veículos mais simples já que oferecem esse recurso.

O Corolla agora ganhou 10cm na distância entre-eixos e passa a oferecer 7,5 cm amais de espaço para os ocupantes do banco traseiro. Também ficou 1,6 cm mais largo e 1 cm mais baixo que a geração anterior. A capacidade do porta-malas não foi divulgada.

Fontes da Toyota no Brasil estimam que o novo Corolla chegará aqui no primeiro trimestre de 2014. A tendência é que o carro fabricado em Indaiatuba tenha linhas mais parecidas com o modelo europeu, já que os compradores brasileiros do Corolla têm perfil mais conservador.

Os motores que vão equipar a versão nacional, 1.8 e 2.0 litro, terão duplo comando variável de válvulas e é provável também que tenham mais potência que os propulsores atuais, de 144 e 153 cv. O câmbio automático de quatro marchas deverá ser substituído por um mais moderno, de seis marchas.

Nos EUA, motorização não muda

Pelo menos no mercado norte-americano, o Corolla não muda muito em matéria de motorização. Continua a ser equipado com o motor 1.8 litro, mas que agora pode ter duas versões, uma com 132 cv e outra com 140 cv e o sistema Valvematic, que otimiza potência e consumo.

A Toyota manteve a transmissão automática de quatro velocidades nas versões mais simples, mas agora oferecem um inédito câmbio CVT, de marchas continuamente variáveis, que foi batizado de CVTi-S.

Segundo informações da marca, o câmbio é mais suave, econômico e configurável – na versão S possui um modo que apimenta a troca de marchas e, por consequência, a condução. A versão L oferece opção de uma transmissão manual de seis marchas.

Europeu faz estilo 'comportado'

o contrário dos EUA, na Europa a Toyota optou por lançar uma versão mais comportada do Corolla (foto acima) , com linhas suaves e grade cromada. Há repetidores de setas nos retrovisores externos e a traseira exibe lanternas maiores e para-choque mais bojudo que esconde o escapamento. Por dentro, mudam alguns materiais, mas o desenho se manteve, com exceção do painel de instrumentos, que tem dois mostradores circulares nas laterais e o painel digital no centro – o Corolla americano exibe três mostradores, sendo o velocímetro, o maior.

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