Nova geração do hatch, lançada no final do ano passado, chega ao Brasil inicialmente na versão Sport
O novoAudi A3 começou a ser vendido no Brasil no último dia 20 de maio. Lançada na Europa no final do ano passado, a terceira geração do A3 estreia no País inicialmente na versão Sport, denominação dada pela marca alemã aos carros com configuração duas portas. O preço do hatch, sem opcionais, começa em R$ 115 mil.
O novo A3 é até 90 quilos mais leve que a geração anterior, redução alcançada com o uso de mais alumínio na estrutura. O carro também inclui novas mordomias para os ocupantes, como o ar condicionado automático com controle digital e o sistema multimídia que se conecta à internet.
Com ele, é possível acessar o Facebook e Twiter ou se orientar por meio de mapas do Google Earth – para isso é necessário instalar um chip de celular com conexão 3G (ou 4G) no veículo. Além disso, é o primeiro do modelo da marca no Brasil a vir com sistema de navegação GPS com comandos em português brasileiro.
Entre os itens de série do novo A3 estão o sistema Start/Stop, que desliga e religa o motor em pequenas paradas (como no semáforo, por exemplo), airbag de joelho para o condutor, airbags laterais dianteiros de cabeça, direção com assistência elétrica e controle de estabilidade.
O novo Audi A3 Sport tem motor 1.8 TFSI (sigla para turbocompressor e injeção direta de gasolina) capaz de gerar 180 cv e 28,5 kgfm de torque máximo e o câmbio é o S-Tronic semi-automático de 7 marchas e com dupla embreagem.
O desempenho também foi incrementado, de acordo com informações da Audi: agora o A3 acelera do 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos e atinge até 232 km/h de velocidade máxima. A marca ainda divulga consumo médio de 17,8 km por litro de gasolina.