ENTREVISTA

Novo Aeroporto de Viracopos passado a limpo

Presidente da Aeroportos Brasil Viracopos responde questões enviadas pelos leitores do Correio

Eduardo Gregori
25/04/2015 às 00:18.
Atualizado em 23/04/2022 às 15:43
Para Luiz Alberto Küster, o atraso se deu pelas alterações no projeto inicial, que elevou de 14 para 25 milhões o número de passageiros/ano ( Cedoc/ RAC)

Para Luiz Alberto Küster, o atraso se deu pelas alterações no projeto inicial, que elevou de 14 para 25 milhões o número de passageiros/ano ( Cedoc/ RAC)

O Turismo recebeu uma série de perguntas dos leitores sobre a efetiva entrega do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos. A reportagem selecionou 16 questões e enviou para a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), concessionária que administra o aeródromo. Luiz Alberto Küster, presidente da ABV foi o responsável pelas respostas, que publicamos a seguir.O que falta para o novo aeroporto ficar totalmente pronto?O Novo Viracopos está com 95% do total concluído e estão sendo realizadas obras internas nas estruturas em parte do processador central de passageiros (saguão do T1), no Píer B (doméstico e internacional) e no Píer C (doméstico). A entrega do Novo Aeroporto de Viracopos começou no mês de junho de 2014, com a utilização do Píer A (internacional) por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo, em um total de 50 voos. A primeira seleção a desembarcar no Novo Aeroporto de Viracopos foi a da Costa do Marfim, no dia 6 de junho. Também foram entregues os novos três pátios de aeronaves (com uma área total de 400 mil metros quadrados) e parte do novo edifício-garagem (com capacidade total para 4 mil veículos). O novo terminal de passageiros (T1) começou a operar voos comerciais regulares domésticos no dia 14 de outubro e internacionais, no dia 29 de novembro. Além disso, a obra do T1 passou por alterações no projeto inicial, previsto no edital de concessão, que exigia 14 milhões de passageiros/ano. Com a mudança de projeto, a capacidade foi ampliada para 25 milhões de passageiros/ano por causa da crescente demanda do aeroporto. Cabe ressaltar mais uma vez que o T1 está com 95% da obra concluída. Já foram entregues o Píer A (internacional), o novo edifício-garagem, a duplicação da via de acesso ao aeroporto e três3 pátios de aeronaves, além de melhorias de segurança na pista de pousos e decolagens. Viracopos recebeu 9,8 milhões de passageiros em 2014 e deve chegar aos 10,5 milhões em 2015.Por que os prazos, planejados pela administração não foram cumpridos até o momento?A obra do T1 passou por alterações no projeto inicial, previsto no edital de concessão, que exigia 14 milhões de passageiros/ano. Com a mudança de projeto, a capacidade foi ampliada para 25 milhões de passageiros/ano por causa da crescente demanda do aeroporto. É importante ressaltar que enquanto as obras do Novo Aeroporto de Viracopos foram realizadas, o atual terminal (T0) passou por diversas melhorias para elevar a segurança e o conforto dos passageiros, recebendo investimentos da ordem de R$ 100 milhões. As obras do Novo Viracopos estão em fase final e a obra é de suma importância para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária brasileira. Dados divulgados pela concessionária mostram que Viracopos é um dos melhores aeroportos do País e que vem quebrando recorde de público. Esses fatores não seriam um impulso para que o aeroporto fosse de fato transferido para o novo local?A transferência das operações já foi iniciada do antigo para o novo com os voos internacionais em novembro do ano passado. Hoje, são 39 voos internacionais por semana no Novo Viracopos. A parte que receberá voos domésticos do Novo Viracopos está em fase de acabamento. Trata-se de uma operação bastante complexa de transferência, pois são mais de 400 voos diários domésticos. O crescimento tem sido de acordo com o esperado?Sim. Fechamos o ano de 2013 com 9,3 milhões de passageiros/ano transportados. No ano passado, foram 9,8 milhões passageiros/ano. Neste, Viracopos deve receber pelo menos 10,5 milhões de passageiros/ano. Nada disso seria possível se o terminal antigo não tivesse passado por diversas melhorias com reformas de banheiros, ampliação das áreas de embarque, inauguração de novas lojas e das vagas nos estacionamentos. Porque os voos ainda não foram totalmente migrados para o novo terminal?Os voos serão totalmente transferidos assim que a área doméstica do novo terminal estiver totalmente concluída. Isso será feito com o máximo cuidado para a segurança dos passageiros.O aeroporto tem uma data efetiva para que essa mudança aconteça?Não podemos definir uma data, mas toda a transferência deve ser concluída até o final deste ano. Por que ainda não há sala VIP no novo terminal?Há, sim, a previsão de pelo menos cinco salas VIP, que entrarão em funcionamento após a conclusão das obras de acabamento. Por que ainda não está operando a ala de serviços, com restaurantes, lanchonetes e lojas?Há alguns pontos de serviços como o Banco Safra, restaurantes e lanchonetes como McDonald´s, Fran´s Café e Starbucks. Além disso, há mais de 50 lojas que estão com os contratos fechados e que já iniciaram as obras dentro do aeroporto. Nas próximas semanas mais lojas serão abertas. Trata-se de operação gradativa.E o free shop, que foi anunciado como um dos maiores do Brasil. Quando será aberto? Ou será apenas os que funcionam atualmente? Há dois free shops abertos e em funcionamento no Novo Aeroporto: uma loja no embarque e outra no desembarque. As lojas serão ampliadas de acordo com o aumento de voos internacionais.A concessionária acredita que o cancelamento do voo da American Airlines para Nova York é um passo atrás no crescimento do aeroporto?Esse tipo de cancelamento aconteceu em outros aeroportos da América do Sul. Entendemos que foi causado pelo momento de instabilidade no câmbio, já que o dólar ultrapassou a barreira dos R$ 3,00 mas temos a perspectiva de crescimento de voos internacionais nos próximos meses.Na opinião da concessionária, o que teria motivado o cancelamento?Foi uma decisão da American Airlines e está relacionada ao momento do País. O importante é que a empresa manteve os voos para Miami a partir de Viracopos. Há ainda a opção de voo para Nova York a partir de Viracopos, mas agora com escala em Miami.A concessionária acredita que a Azul manterá o voo para Nova York, prometido para o meio deste ano?Sim.De que forma o aeroporto avalia os voos internacionais que estão operando?Hoje são 39 voos semanais internacionais por semana no Novo Aeroporto de Viracopos. O número de passageiros internacionais cresceu no primeiro bimestre deste ano, com aumento de 2.025%, sendo 117.611 viajantes em janeiro e fevereiro deste ano no T1, ante 5.533 passageiros internacionais do ano passado.Existem negociações avançadas de voos para outros destinos internacionais? Sim, há negociações avançadas para destinos internacionais e outros nacionais, ampliando o número de conexões diretas de Viracopos.A Europa, hoje é representada apenas pela TAP. O aeroporto vê possibilidades para outros destinos no Velho Continente?Há grandes possibilidades de termos mais voos internacionais para outros países da Europa. Hoje, temos a TAP com três voos semanais para Lisboa. Não podemos revelar neste momento quais são as companhias e os países, pois os contratos ainda não estão assinados. E a América do Sul? Porque ainda não há voos para lugares muito procurados como Argentina e Chile? O que falta para termos voos para estes lugares?Devemos ter um voo para um país da América do Sul em breve. Mais uma vez não poderemos revelar o destino por uma questão contratual. Mas com certeza os passageiros de todo o interior de São Paulo e até da capital paulista terão mais uma opção de voos para a América do Sul a partir de Viracopos. Esse anúncio será feito em breve.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por