Vapt-vupt

Novidade disputada

Nivus é lançado pela Volkswagen e lote de 1.200 veículos colocados em pré-venda se esgota em duas horas

Luís Cesar de Souza Pinto
12/07/2020 às 09:00.
Atualizado em 28/03/2022 às 21:16
Com um visual que mistura linha de hatch com utilitário esportivo, o Volkswagen Nivus mede 4,26 m de comprimento r

 (Divulgação)

Com um visual que mistura linha de hatch com utilitário esportivo, o Volkswagen Nivus mede 4,26 m de comprimento r (Divulgação)

Depois de rápidas aparições, em que alguns detalhes foram revelados, o Volkswagen Nivus finalmente foi apresentado por inteiro e o lote de 1.200 veículos disponibilizados em pré-venda pela internet se esgotou em duas horas. O carro chega às concessionárias da marca em agosto e terá apenas duas versões: Comfortline por R$ 85.890 e Highline por R$ 98.290, ambas com motor 1.0 turbo. Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus é uma mistura de hatch com utilitário esportivo e de acordo com a Volkswagen tem como foco clientes com idade média entre 30 e 35 anos, ligados a esportes, tecnologia, games, música, carros, gastronomia, viagens. O carro é produzido na plataforma modular MQB e mede 4,26 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,56 m. Destaque para o porta-malas, com capacidade para 415 litros, superior ao dos hatches médios e até mesmo de alguns sedãs.  Em relação à tecnologia, a cereja do bolo fica por conta da novíssima central multimídia, a VW Play, uma ‘ilha digital’ que combina uma tela de 10,1 polegadas com o painel de instrumentos digital, o Active Info Display de 10,25 polegadas. Segundo a marca, o sistema, disponível de série na versão Highline, proporciona conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Junto com o Nivus estreia também a VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são alguns parceiros. Itens como seis airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas e controles eletrônicos de estabilidade e tração, são de série nas duas versões. A versão Comfortline utiliza rodas de 16 polegadas; a Highline vem com rodas de 17 polegadas. As duas versões vêm com faróis full led na dianteira e lanternas traseiras de led. Duas versões utilizam o mesmo motor 1.0 turbo Todas as versões do Nivus utilizam o mesmo conjunto mecânico: 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de 128 cv de potência e câmbio automático de seis marchas AQ250. O torque é de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. De acordo com a Volkswagen, o Nivus acelera de 0-100 km/h em 10 segundos e chega a 189 km/h. A frenagem de 100-0 km/h é feita em 35,5 m. O consumo divulgado é de 10,7 km/l na cidade e de 13,2 na estrada. Com etanol, o Nivus faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 na estrada. Equipamentos de segurança inéditos, em modelos de sua categoria, estão presentes no Nivus, como o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. Outra novidade em termos de recurso de segurança é o AEB (Autonomous Emergency Brake), que ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma. Presente, também, o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por