TRAVESSIA

Nova passarela sobre Rio Piracicaba está quase pronta

Obras devem ser entregues antes da Festa das Nações, que será realizada em maio

André Luís Cia
andre.cia@gazetadepiracicaba.com.br
24/04/2013 às 20:46.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:51

A passarela estaiada, sem pilares intermediários, está praticamente concluída (Del Rodrigues/AAN)

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) pretende inaugurar a passarela estaiada sobre o Rio Piracicaba antes da 30ª Festa das Nações, em maio. A nova ligação entre a avenida Beira Rio e o Engenho Central tem 198 metros, o equivalente a dois quarteirões, com largura de 4, 2 metros. Os mastros de 35 metros de altura, em cada margem, têm inclinação de 30º, equivalentes a um prédio de 10 andares.

As equipes da Semob trabalham na retirada do cimbramento metálico, especialmente desenvolvido para executar os pilares inclinados. A passagem estava liberada para pedestres durante a encenação da Paixão de Cristo, no Engenho Central. Contudo, não foi utilizada por opção do Grupo Guarantã.

Atualmente são executadas outras duas etapas de obras no local, provenientes de processos licitatórios independentes. A construção das rampas de acesso para pessoas com dificuldades motoras está em andamento. Os pilares de sustentação estão prontos.

Os itens necessários para a instalação da iluminação estão comprados e separados. A finalização da rampa e a conclusão da iluminação serão feitas assim que o cimbramento metálico for retirado.

A grande novidade é a tecnologia, de origem francesa, implantada na passarela com materiais nacionais. Para o sistema de ancoragem foi utilizado um conjunto de ancoragem ativa de estaia que permite a regulagem milimétrica, feita por meio de macaco hidráulico e cálculos específicos, de acordo com a necessidade. É possível tencionar os estais, aumentando ou diminuindo a carga de acordo com o peso sobre a passarela ou ação do vento. A variação de temperatura também pode exigir ajustes nos estais. “Cada estai suporta até 130 toneladas. Está previsto no projeto uma carga de 33 toneladas, o que proporciona maior segurança para todos”, explicou o engenheiro Joaquim Freitas, da empresa Prepron, responsável pelo sistema de protensão.

“Outro benefício desta tecnologia é a fácil manutenção e o baixos custo. A inspeção e manutenção serão feitas por dentro dos mastros, que serão ocos. Além disso, a opção por utilizar materiais nacionais, além de valorizar o mercado interno, reduz o tempo da obra, uma vez que os importados chegam no porto de Santos e demoram para obter a liberação”, detalhou o engenheiro da Semob, Rafael Ciriaco de Camargo. “Este método empregado é inovador e sofisticado. No Brasil não existem obras deste tamanho com essa tecnologia”, concluiu Camargo.

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