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Nova geração aposta na adrenalina com conforto

A caminho: nova geração do sedã-cupê Porsche Panamera tem visual e mecânica mais afinados com o DNA da marca alemã

Luís Cesar de Souza Pinto
09/10/2016 às 05:00.
Atualizado em 22/04/2022 às 22:04
A cabine requintada e com acabamento em materiais de alta qualidade foi completamente renovada (Divulgação)

A cabine requintada e com acabamento em materiais de alta qualidade foi completamente renovada (Divulgação)

Quando decidiu lançar o sedã-cupê Panamera, há quase sete anos, a Porsche enfrentou reações de fãs puristas que rejeitavam a ideia de um esportivo com quatro portas e quatro lugares. A nova geração do modelo cala de vez os críticos. Claramente inspirado no icônico Porsche 911, o Panamera agora está plenamente afinado com a linguagem de design da marca. A novidade, recentemente apresentada na Europa, será uma das atrações do Salão de São Paulo, em novembro. Com dimensões mais alongadas e dinâmicas do que a versão anterior – são 3,4 centímetros a mais no comprimento, 0,6 centímetro na largura e 0,5 metro na altura –, o novo Panamera reforça a proposta de ser um esportivo que extrapola o tradicional conceito de dois lugares e se aproxima de um veículo com perfil “familiar”. Seu amplo porta-malas, com capacidade para até 1.304 litros, confirma essa vocação. Esculpida em linhas sedutoras e elegantes, a carroceria exibe detalhes que chamam a atenção, como os faróis com 84 LEDs que adaptam automaticamente o facho de luz para evitar ofuscamento dos motoristas que circulam em sentido contrário e o aerofólio “inteligente” embutido na tampa do porta-malas e que só abre quando o veículo atinge altas velocidades. A cabine requintada e com acabamento em materiais de alta qualidade foi completamente renovada. Destaque para o quadro de instrumentos com duas telas digitais acompanhadas do tradicional conta-giros central analógico da Porsche. A central multimídia também recebeu melhorias e agora tem tela sensível ao toque de 12,3 polegadas inspirada nos celulares (prova disso é a possibilidade de configurar as telas e instalar aplicativos). Os bancos têm regulagem elétrica com memória para as fileiras da frente e de atrás, e o console central vem com botões táteis. Apenas versões turbinadas Assim como ocorre nas linhas 911 e 718, o Porsche Panamera só irá oferecer motores com turbo, em opções a gasolina e uma diesel. A versão menos potente terá um V8 diesel de 422cv. Os motores a gasolina são um V6 de 440cv na versão S e um V8 Turbo que alcança insanos 550cv. Nessa última configuração, o Panamera leva apenas 3,8 segundos para ir de 0 a 100km/h. Todos os modelos têm tração integral. A transmissão é a segunda geração da PDK, automatizada de dupla embreagem, agora com oito marchas, contra sete da geração anterior. O Panamera também recebeu uma nova suspensão pneumática com rigidez variável, além de rodas traseiras direcionais e um sistema elétrico capaz de compensar as rolagens de carroceria na parte de trás do modelo. Outra novidade é o InnoDrive, que utiliza dados do GPS e de periféricos, como câmeras e sensores instalados no carro, para criar a condução mais eficiente do controle de velocidade adaptativo, além da inédita opção de visão noturna com transmissão das imagens no quadro de instrumentos.

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