EDITORIAL

Nossos heróis da saúde e da informação

Correio Popular
correiopontocom@rac.com.br
08/04/2021 às 15:07.
Atualizado em 21/03/2022 às 22:42

Ontem, 7 de abril, comemoramos duas datas muito importantes para o conjunto da sociedade brasileira: o Dia Mundial da Saúde e o Dia do Jornalista. Não por acaso, tanto os profissionais do jaleco branco como os das letras e informações, exercem um papel primordial nestes tempos surreais e dramáticos que o Brasil e o mundo enfrentam.

Na pandemia, os profissionais da saúde se tornaram os verdadeiros heróis da vida real. Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e pessoal da área administrativa e operacional dos hospitais, a todos prestamos o nosso mais profundo respeito e gratidão.

Dia a dia, esses heróis arriscam suas vidas nas unidades de terapia intensiva, nas enfermarias e demais unidades de tratamento da covid. Lá se vão 12 meses de uma batalha cruel contra este inimigo invisível, que na última contagem de mortos ceifou mais de quatro mil vidas em um único dia, em todo o País. Embora esses profissionais da chamada linha de frente de combate ao coronavírus estejam exaustos, muitos próximos dos seus limites físico e psicológico, não capitulam diante de um inimigo tão poderoso.

Em que pese o lamentável negacionismo - fenômeno relacionado à distorção cognitiva que leva uma parcela pequena da população, porém ruidosa, a interpretar os fatos com viés ideológico, consciente ou não - a esmagadora maioria da sociedade reconhece a importância de se valorizar a saúde pública. E no Dia Mundial da Saúde, o maior reconhecimento que podemos prestar a estes valorosos profissionais que arriscam suas vidas diariamente para salvar outras vidas, é evitar aglomeração, usar máscara corretamente, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social.

Por outro lado, ontem, comemoramos o Dia do Jornalista, esses profissionais também são heróis, a garimpar diariamente notícias éticas, isentas e precisas, sempre com o foco voltado para o interesse popular. Nestes tempos de fake news, de mentiras e de campanhas difamatórias e distorcidas com o propósito de confundir a opinião pública, os jornalistas profissionais exercem papel primordial ao informar corretamente a população e combater o vírus da desinformação.

E, para concluir, deixamos aqui registrado em pedra o nosso muito obrigado a todos os profissionais da saúde e também do jornalismo pelos seus dias, que devem ser comemorados com muito orgulho e satisfação do dever cumprido. Viva o Dia Mundial da Saúde e viva o Dia do Jornalista! Parabéns a todos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por