Cerimônia ocorreu no 3º Cartório de Registro Civil, no bairro São Bernardo
Festa na Estação Cultura teve direito a champanhe para os noivos (Leandro Ferreira/AAN)
“Um dia para ser comemorado e guardado para sempre na memória. É um sonho que há muito tempo é esperado e que foi alcançado”. A frase é de um dos 16 casais que disseram “sim”, na tarde desta quinta-feira (21), durante o primeiro casamento coletivo homoafetivo do Estado que aconteceu em Campinas. A cerimônia ocorreu no 3º Cartório de Registro Civil, no bairro São Bernardo.
Desde 1º de março, os casais homoafetivos que vivem no Estado deixaram de aguardar decisão judicial para se casarem. Agora eles podem oficializar a união em todos os 832 cartórios paulistas, da mesma forma que os casais heterossexuais.
A cerimônia levou dezenas de amigos e parentes dos noivos ao cartório. Cada casal foi chamado dentro da sala de registro onde oficializou a união.
“Fico muito feliz de participar de um momento como esse, que mostra a conquista de um mundo mais igual para todos”, afirmou a juíza de casamento Aline Carolina Priego, que realizou as 16 uniões.
Ao final de cada cerimônia os casais emocionados eram aplaudidos. “Fiz o pedido de casamento há 5 anos, mas nunca quisemos casar pela metade. Hoje sabemos que somos vistos e respeitados”, afirmou o jornalista Deco Ribeiro, de 41 anos, que se uniu à estilista Lohren Beauty, de 31.
A enfermeira Delisie Martins de Sousa, de 36 anos, vive há 13 anos com a recepcionista Naremah de Martis de Sousa, de 55. Elas têm três filhas de 23,12 e 9 anos. “Passei a usar o sobrenome dela de verdade, no papel. Quando acordei nesta quinta fiquei emocionada, pois há alguns anos não imaginava que isso se tornaria realidade”, afirmou Delisie.
“É uma vitória muito grande sermos equiparadas aos casais heterossexuais. Uma de nossas filhas nos deu boa sorte e nos abraçou, feliz de saber que seremos reconhecidas”, disse Naremah.
As noivas Eliandra Renata de Souza, de 33 anos, e Cássia Gonçalves de Souza, de 34, também se emocionaram após a celebração. “O nosso próximo passo é ter nossos filhos. Seremos uma família oficialmente”, afirmou.
Após os casamentos no cartório os casais foram para a Estação Cultura onde aconteceu uma celebração em conjunto, com direito a champanhe e bolo de casamento.
O coletivo foi organizado pelo Centro de Referência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), de Campinas, em parceira com a Prefeitura.
Confira abaixo o vídeo da cerimônia e da festa: