Voo da nave de passageiros, que tem planos de levar turistas ao espaço, foi um sucesso
A SpaceShipTwo (SS2) alcançou altitude de 14 mil metros acima do deserto de Mojave, na Califórnia (EUA) (France Press)
A nave de passageiros Virgin Galactic, que tem planos de levar turistas ao espaço, realizou com sucesso nesta segunda-feira seu primeiro teste de motor em voo, anunciou a empresa.
A SpaceShipTwo (SS2) ligou o motor pouco depois de ter sido liberada por um avião chamado "WhiteKnightTwo", que a transportou, a uma altitude de 14 mil metros acima do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos).
O motor permaneceu ligado por apenas 16 segundos, o que foi suficiente para propulsar a SpaceShipTwo a 1,2 vez a velocidade do som, informou a companhia em nota divulgada em sua página na Internet.
Nos próximos voos de teste, o motor será mantido ligado por mais tempo até que o avião tenha velocidade para alcançar os 100 quilômetros de altitude.
O teste foi realizado nesta segunda de manhã com os pilotos Mark Stucky e Mike Alsbury. O pouso aconteceu na pista do Mojave Air and Space Port, pouco depois das 8h (12h no horário de Brasília).
Mais de 500 pessoas já reservaram um lugar no voo suborbital de vários minutos a bordo da SpaceShipTwo, com pagamento adiantado da passagem, que custa US$ 200 mil. A nave conta com dois pilotos e pode transportar seis passageiros.
A Virgin Galactic foi fundada pelo milionário britânico Richard Branson, que já anunciou que levará sua família no voo para mostrar sua confiança na segurança das naves.