DESAFIO

Nadador campineiro encara prova de 88km na Argentina

Samir Barel participará da 19ª Maratona Hernandarias-Paraná, prova que pertence ao Grand Prix de Maratona Aquática

Renata Rondini
09/02/2013 às 10:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:12

Com 25 anos de experiência nas piscinas, o nadador e treinador Samir Barel traçou novos desafios para sua carreira — e por que não dizer longos desafios. O atleta de 29 anos quer completar as maiores e mais difíceis maratonas aquáticas do planeta. E ele encara domingo (10/02) a primeira da lista: a 19ª Maratona Hernandarias-Paraná, na Argentina, na qual irá nadar 88km do Rio Paraná. Esta prova pertence ao Grand Prix de Maratona Aquática promovido pela Fina (Federação Internacional de Natação).

Até 2001, Samir competia em provas de velocidade na natação e chegou a ser campeão e recordista brasileiro nos 50m e 100m livre e 200m medley. Após uma breve pausa para se dedicar à carreira de treinador, começou a disputar maratonas aquáticas no Brasil em 2008 por prazer e agora pretende completar as principais provas da modalidade. "Meu objetivo é divulgar o esporte, mostrar que com treino e disciplina é possível fazer maratona sendo nadador profissional ou amador. Mas é claro que tenho metas pessoais também, como ser recordista sul-americano na travessia do Canal da Mancha (atualmente a marca é do brasileiro Igor de Souza — 9h04) e, quem sabe, o primeiro homem a concluir a disputa do Rio Hudson (duas mulheres completaram a prova de 200km em duas edições realizadas)", comentou Samir, que tem como treinador justamente Igor de Souza, responsável técnico de maratona aquática da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O planejamento de Samir Barel, que conta com o apoio da Novac Sports, é completar a prova em 11 horas. "Não penso em ser o melhor em maratona, até porque já não posso me dedicar como um atleta profissional. Hoje talvez meu volume de treino seja de 60% do volume semanal de um nadador profissional", comentou o nadador, responsável pela Elo Assessoria Esportiva, que tem entre seus clientes o triatleta Juraci Moreira, que busca vaga na quarta Olimpíada da sua carreira, no Rio 2016.

E em setembro, o campineiro pretende disputar a Travessia Capri Napoli, na Itália, com 36km. Ainda completam a lista de desafios do nadador o Canal da Mancha (34km entre Inglaterra e França) e o Rio Hudson, nos Estados Unidos, prova que acontece em sete dias, totalizando 200km, as quais irá realizar em 2014, Travessia da Ilha de Manhattan (EUA- 42km) e Travessia do Estreito de Gibraltar (26km entre Espanha e Marrocos). "Não tenho mais o tempo necessário disponível para treinar como um nadador profissional. Mas vou para cumprir as provas e bem. Todo tempo tenho que estar concentrado no meu nado e corpo. O físico está preparado, mas quem manda mesmo é a cabeça", comentou.

Ao longo da temporada, o nadador continuará a competir nas provas nacionais, como a Travessia Ilha do Arvoredo (Bombinhas-SC), da qual é recordista, e a Maratona 14 Bis (Bertioga-SP), a mais longa do País com 24km.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por