JEJUM

Na grama, Federer quer voltar a vencer

Tenista suíço, que ainda não ganhou títulos em 2013, está otimista para o período de torneios em quadras rápidas

Agência Estado
10/06/2013 às 16:17.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:44

Sem um título sequer na temporada, Roger Federer está ansioso pelo segundo semestre do ano. O tenista suíço, que passou incólume pelos torneios no saibro, acredita que poderá voltar a brilhar nas quadras rápidas, que receberão disputas na grama na Europa, e no piso duro, com a série de competições norte-americanas que culminará no US Open.

"Sinto que o melhor período para mim está por vir, neste segundo semestre do ano. Será uma importante fase do ano, em direção a Wimbledon e aos torneios nos Estados Unidos", afirma o suíço de 31 anos, atual número 3 do mundo.

Federer poderá encerrar o jejum de troféus já nesta semana, no Torneio de Halle. Na grama alemã, ele soma cinco títulos e vem do vice-campeonato de 2012, quando foi derrotado pelo local Tommy Haas na final. "Halle é um dos meus torneios favoritos e será muito legal se eu puder ter sucesso lá novamente. Vencer em Halle seria um bom começo para Wimbledon", declara o principal favorito ao troféu na Alemanha.

Para o suíço, os tropeços da temporada não devem minar sua confiança neste segundo semestre, às vésperas do Grand Slam inglês, no qual defende o título conquistado em 2012 - Wimbledon começa no dia 24 de junho, em Londres. Federer vem de um revés na final do Masters 1000 de Roma, para o espanhol Rafael Nadal, e de uma surpreendente derrota para o francês Jo-Wilfried Tsonga nas quartas de final de Roland Garros.

"Paris não tem nada a ver com Halle e Wimbledon, mas olhando para trás fico bem decepcionado com minha atuação naquele jogo contra Tsonga. Há dias ruins como aquele, mas felizmente não foram muitos em minha carreira. E espero que ocorram outros como aquele", comenta.

Federer, contudo, se diz ciente de que não entra mais nas principais competições como maior favorito. "Eu realmente não espero vencer necessariamente muitos torneios. E acho que joguei bem em Roma e Paris, pelo menos até o jogo contra Tsonga", admite.

COMEÇO RUIM

Apesar da expectativa, Federer estreou com derrota em Halle. Na chave de duplas, ele jogou ao lado do alemão Tommy Haas e foi eliminado nesta segunda-feira, ao perder para o austríaco Jurgen Melzer e o alemão Philipp Petzschner por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4.

Com a queda, Federer vai concentrar suas atenções na chave de simples. Em busca do sexto título em Halle, o suíço fará a estreia contra o vencedor do duelo entre Cedrik-Marcel Stebe e Jimmy Wang, de Taiwan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por