CUIDADOS

Não adianta bater, eu não deixo você entrar

Saiba como evitar o ressecamento causado pela temperatura baixa

Mariane Montedori
25/04/2013 às 10:19.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:50

Outono, frio, pele. Engana-se quem pensa que a pele merece cuidados apenas no verão. Essas três palavrinhas juntas tendem a gerar como resultado o ressecamento. Ao invés do sol forte e do calor intenso, temos um clima seco com ventos gelados. Com isso, a pele apresenta alterações devido às condições climáticas e o ressecamento e rachaduras são comuns. Cobertos por cachecóis e casacos de pele, nossa epiderme tende a respirar menos. Assim, alguns cuidados simples podem ser satisfatórios para protege-la das consequências do frio e mante-la lisinha e hidratada por toda a estação.

É importante lembrar que não só a face merece proteção. O corpo todo está sujeito aos atributos do ressecamento. O clima frio e seco pode deixar a pele das pernas, por exemplo, com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Portanto, na hora de cuidar, pense em você com um todo, e não esqueça que cada partezinha merece um toque específico.

Dicas para manter a pele hidratada no frio

A primeira dica já está quase virando clichê. Beba muita água. Mas muita mesmo. Ainda que não sinta vontade, a água é indispensável para um hidratação completa. Isso porque não adianta apenas o cuidado externo, a água vai auxiliar na hidratação interna do corpo, colaborando para uma boa saúde e a consequente aparência saudável. 

A hidratação externa consiste na aplicação de um creme próprio para cada parte do corpo, sem esquecer dos calcanhares, cotovelos e pés. O ideal é hidratar-se logo após o banho, pois a pele está permeável e suscetível a maior absorção do produto. 

Se a pele for oleosa, como cútis com acne, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

Com temperaturas mais baixas, a exposição ao sol se torna mais agradável, o que não significa que o uso do protetor solar seja dispensável. Pelo menos no rosto, que fica mais exposto que outras partes do corpo, o ideal é usar um protetor de fator 15 ou 20.

Vale lembrar que os lábios também merecem cuidados. A pele da boca é sensível e ultra fina, e seu ressecamento  causa rachaduras e consequentes feridas. Por isso, é recomendado o uso de hidratantes labiais, principalmente ao sair de casa, quando ficam expostos ao vento e temperaturas baixas. Dica: Use batons com hidratante ou manteiga de cacau.

Evite, com certeza

Depois de um dia frio de trabalho, nada melhor que chegar em casa e tomar um banho quentinho, certo? Errado. A água quente elimina a lubrificação natural da pele e isso contribui para o ressecamento e a desidratação. As pessoas que já têm a pele seca sofrem mais ainda nestas condições, pois já estão pre-dispostas ao ressecamento. Por isso, durante o banho, prefira água morna, banho rápido, e use sabonetes neutros glicerinados ou que tenham óleos vegetais na composição.

Alimentação que auxilia

O óleo presente nas sementes de linhaça e em peixes como salmão, bacalhau, sardinha e atum forma a parte gordurosa da membrana celular, criando uma espécie de hidratante natural. Portanto, procure ingerir alimentos que contenham Ômega-3.

A vitamina E, presente em alimentos como abacate, azeite de oliva, castanha-do-pará e cereais integrais, melhora a textura da pele e a protege da ação de radicais livres .

Frutas cítricas, morango e acerola contém muita vitamina C, um antioxidante que estabiliza a estrutura do colágeno e mantém a firmeza, a elasticidade e a resistência da pele.

Receitinha caseira

Não quer gastar com máscaras e hidratantes? Aqui vai uma receitinha caseira para agir contra o ressecamento da pele

Ingredientes

- 1 copo de iogurte natural

- 1 colher de aveia

- 1 colher de sobremesa de óleo de amêndoas

Modo de preparo e aplicação

Misture e aplique sobre a pele por 10 minutos. Depois, retire com água morna. Esta máscara pode ser aplicada com leves movimentos circulares para fazer uma leve esfoliação e depois deixa-lá agir por 20 minutos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por