Secretaria busca eventos que mantenham alta a taxa de ocupação dos hotéis nos finais de semana
O turismo em Campinas possui um potencial de crescimento muito grande. Porém, há lacunas que fazem com que investimentos na área não sejam concretizados. Um exemplo é a falta de um centro de convenções, que traria para a cidade um número ainda maior de eventos corporativos. Um dos desafios da diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, é justamente direcionar ações para que o setor possa seguir em desenvolvimento. Alexandra assumiu o cargo no início deste ano e diz que a oportunidade de estar na gestão pública é um grande desafio, mas também um fator de motivação. “Fui professora na disciplina de turismo por 15 anos e sempre mencionei a importância em se planejar turismo. Ao chegar à secretaria, encontrei uma equipe com ideias, mas sem motivação e sem direcionamento, por conta dos problemas vividos em anos anteriores”, afirmou, ressaltando que sua primeira tarefa foi criar um planejamento estratégico para o setor. De acordo com a diretora, o plano foi desenvolvido para orientar a pasta e alinha-lá às políticas públicas definidas pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). “Este tem sido um diferencial importante. Tanto o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas Samuel Rossilho, quanto Jonas têm sido extremamente abertos a receber e a realizar os planos que queremos ter”, considerou. Outra possibilidade para o crescimento do turismo em Campinas vem do Fundo de Apoio ao Turismo (Fatur), criado a partir de um projeto de lei que devolve a empresas e órgãos ligados ao setor parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) pago pelos hotéis e aplicado para fomentar ações voltadas exclusivamente ao setor. Entre as ações do plano estão a captação de eventos que promovam a ocupação de leitos de hotéis nos finais de semana, período em que a ociosidade é maior. Atualmente, Campinas ocupa a 9ª posição no ranking dos destinos de eventos internacionais do Brasil e isso mantém a hotelaria local com ocupação de praticamente 100% durante a semana. Porém, nos finais de semana, o volume de ocupação cai para 30%. “Sendo assim, a nossa forma de fazer retornar aos hotéis essa receita é trazendo bons eventos culturais e esportivos, tanto nos finais de semana quanto nos feriados, que são momentos em que a hotelaria disponibiliza muitas vagas”, disse.Neste contexto, a novidade foi o Grand Prix de Vôlei Feminino, evento internacional com as quatro melhores equipes femininas do esporte no mundo, realizado em agosto. “Já trouxemos a final do campeonato internacional de vôlei de praia e queremos fazer a captação de uma etapa de Stock Car para o próximo ano”, afirmou.Entre os eventos esportivos ainda há outra responsabilidade, já que Alexandra quer receber as delegações que vierem para a cidade durante a Copa do Mundo de 2014. Além disso, ela diz que pretende fazer contatos mais efetivos com os países para que alguma seleção escolha Campinas como subsede de treinamento. “Já conseguimos captar junto ao Ministério do Turismo o recurso do Pronatec Copa, que visa qualificar profissionais e pessoas que desejam ingressar no mercado com cursos gratuitos nas áreas de recepcionista de eventos e de hotel, agente de informação turística e monitor de recreação. Todos os cursos são gratuitos e ministrados em parceria com o Senac. Tivemos tanta procura que foi preciso solicitar mais vagas e novas turmas”, explicou. Alexandra disse ainda que sua equipe está trabalhando para fazer um plano de comunicação e marketing com o objetivo de atualizar o material de divulgação do turismo em Campinas e assim ter os postos de informação turística abastecidos para atender aos visitantes com mapas e folders em português, inglês e espanhol.