FUKUSHIMA

Tufão provoca vazamento de água radioativa

Operadora da central nuclear informou que a recolheu de um canal que conduz água ao mar

France Press
17/10/2013 às 07:34.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:50
Vamos proceder com a limpeza, destacou a companhia, que irá verificar os eventuais efeitos no mar da água radioativa (France Press)

Vamos proceder com a limpeza, destacou a companhia, que irá verificar os eventuais efeitos no mar da água radioativa (France Press)

A operadora da central nuclear de Fukushima informou na madrugada desta quinta-feira (17) que recolheu água radioativa de um canal que conduz ao mar, em um incidente provocado, provavelmente, pelas fortes chuvas do tufão Wipha. Níveis de entre 1.400 e 2.300 becquerels/litro de radiação beta (provocada especialmente por estrôncio 90) foram descobertos na água deste canal que liga uma zona do lado da morro onde estão instalados depósitos de água radioativa ao oceano Pacífico. O nível de 1.400 becquerels/litro foi detectado a cerca de 150 metros do mar, e os índices mais elevados, de 2.000 e 2.300 becquerels/litro, em dois pontos mais acima. "Pensamos que devido ao tufão, a chuva arrastou com ela terra contaminada para o canal", o que elevou a radioatividade, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco), que opera o complexo. "Vamos proceder com a limpeza", destacou a companhia, que irá verificar os eventuais efeitos no mar da água radioativa acumulada devido ao acidente nuclear ocorrido em 2011. Veja também Tufão Wipha deixa 17 mortos no Japão Casou transtorno nos transportes e as companhias aéreas cancelaram cerca de 500 voos Água radioativa transborda em Fukushima Foram 23 toneladas que se derramaram após passagem de um tufão pelo arquipélago japonês, nesta quarta-feira Proximidade de tufão coloca Fukushima em alerta Serviços meteorológicos avisaram sobre possibilidade de chuvas torrenciais, inundações e fortes ventos nas próximas horas  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por