POLÍTICA

Trump pede fechamento da Fundação Clinton

Bill Clinton anunciou que, se sua esposa for eleita em novembro, sua fundação não aceitará mais doações provenientes do exterior ou de empresas

AFP
22/08/2016 às 11:35.
Atualizado em 22/04/2022 às 22:49
Os esforços do presidente Trump para redistribuir as cartas da diplomacia americana tiveram resultados contraditórios (AFP)

Os esforços do presidente Trump para redistribuir as cartas da diplomacia americana tiveram resultados contraditórios (AFP)

Donald Trump convocou nesta segunda-feira (22) Bill e Hillary Clinton a fechar a importante fundação beneficente que captou 2 bilhões de dólares desde sua criação, tentando apresentar sua rival nas presidenciais como uma mulher volúvel e corrupta. "Os Clinton passaram décadas enchendo os bolsos, se ocupando de seus doadores, em vez do povo americano", declarou o candidato republicano à Casa Branca em um comunicado. "Agora está claro que a Fundação Clinton é a empresa mais corrupta da história política. Deve ser fechada imediatamente". A FC, criada pelo ex-presidente democrata quando abandonou a Casa Branca, em 2001, captou fundos nos Estados Unidos e no exterior, de particulares, empresas e governos. Estas doações geraram dúvidas sobre eventuais conflitos de interesses quando doadores também tiveram interesses a defender ante o Departamento de Estado na época em que Hillary Clinton era chefe da diplomacia americana. Apesar das limitações impostas, isso não impediu que algumas doações escapassem dos controles que supõe-se que a administração exerça. Na quinta-feira, Bill Clinton anunciou que, se sua esposa for eleita em novembro, sua fundação não aceitará mais doações provenientes do exterior ou de empresas, e que ele renunciará ao conselho de administração. O diretor de campanha de Hillary Clinton, Robby Mook, reiterou no domingo que a fundação fornece tratamentos contra a Aids a mais de 10 milhões de pessoas e reduziu o custo dos medicamentos contra a malária em 90%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por