eleições nos eua

Trump diz que debate virtual é 'inaceitável'

Formato foi proposto em função do presidente estar infectado

France Press
09/10/2020 às 11:04.
Atualizado em 27/03/2022 às 23:23
Kamila Harris, vice de Biden, debate com o vice de Trump, Mike Pence, na noite de quarta: críticas de Trump (Robyn Beck/AFP)

Kamila Harris, vice de Biden, debate com o vice de Trump, Mike Pence, na noite de quarta: críticas de Trump (Robyn Beck/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda está sendo tratado após ser infectado pela Covid-19, disse ontem que não participará do debate presidencial da próxima semana, depois que os organizadores decidiram realizar o evento de forma virtual. "Não vou fazer um debate virtual", disse à Fox News. "É inaceitável para nós", acrescentou o presidente republicano, que busca um segundo mandato. Trump acusou a comissão bipartidária responsável pela organização de "proteger" seu oponente democrata Joe Biden e afirmou: "Não vou perder meu tempo em um debate virtual. Debater não é isso". O presidente pediu dois debates presenciais com Biden: um em 22 e outro em 29 de outubro, disse seu chefe de campanha de reeleição, Bill Stepien. "Os americanos merecem ouvir diretamente os dois candidatos presidenciais nessas datas", escreveu Stepien em nota. "O comportamento errado do presidente não o autoriza a mudar um calendário" aceito pelas duas equipes de campanha em junho, respondeu a diretora de campanha de Biden, Kate Bedingfield, em um comunicado.  A menos de um mês das eleições de 3 de novembro, a Comissão que organiza os debates presidenciais anunciou hoje que o evento de 15 de outubro será realizado, mas que os candidatos não estarão no mesmo espaço físico, depois que Trump testou positivo para a Covid-19.  A comissão explicou que visa a "proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos" em um país muito afetado pela pandemia da Covid-19. Já são mais de 210.000 mortos nos EUA, o mais alto número de óbitos no mundo. A campanha de Biden afirmou que espera ansiosamente "para falar diretamente com o povo dos Estados Unidos", um comentário que, aparentemente, indica que não descartam este formato. As declarações de Trump ocorrem após o debate dos candidatos à vice-presidência na noite de quarta, no qual o braço direito de Trump, Mike Pence, enfrentou a senadora democrata Kamila Harris. Harris, que pode se tornar a primeira mulher negra a ser vice-presidente dos EUA, criticou a resposta de Trump à pandemia e a descreveu como um "fracasso". Pence acusou a chapa democrata de ser de "extrema esquerda". Trump chamou Harris de "monstro" nesta quinta-feira e afirmou que Pence a "destruiu" no debate. "Tudo o que (Harris) disse é mentira", disse Trump.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por