(AJNews)
O presidente dos EUA, fez uma declaração, sem detalhes, que surpreendeu os repórteres.
A surpresa veio em meio ao cenário de um grande número diário de mortes em Gaza e forças israelenses sendo acusadas por mais "crimes de guerra" (atirar em pessoas famintas que buscavam ajuda alimentar por exemplo).
Donald Trump, disse acreditar que um cessar-fogo em Gaza entre Israel e o Hamas pode ser alcançado dentro de uma semana.
Seu comentário surpreendeu ao falar com repórteres na sexta-feira, dizendo que estava esperançoso após conversar com algumas das pessoas envolvidas na tentativa de obter uma trégua.
"Acho que está perto. Acabei de falar com algumas das pessoas envolvidas", disse Trump.
"Acreditamos que na próxima semana conseguiremos um cessar-fogo", disse o presidente, sem revelar com quem havia entrado em contato.
Nour Odeh, da Al Jazeera, reportando de Amã, na Jordânia, disse que o comentário de Trump será uma "boa notícia" para a população faminta e bombardeada de Gaza, mas também alertou que "não há negociações acontecendo neste momento em nenhuma parte da região".
"O que sabemos é que as conversas sobre um cessar-fogo aumentaram exponencialmente após o cessar-fogo entre Israel e o Irã. Israel não quer falar sobre o fim da guerra.
Na verdade, o primeiro-ministro israelense estaria arriscando muito se o fizesse", disse Odeh.
Mas, ela acrescentou, há um entendimento, de acordo com muitos relatos, de que Netanyahu teria que concordar com algum tipo de cessar-fogo em troca de acordos de normalização com os estados árabes, promovidos pelo governo Trump.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram