FUNERAL

Suecos dizem adeus à princesa Lilian neste sábado

Homenagens a um dos membros mais amados da família real duraram uma semana

France Press
16/03/2013 às 16:41.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:24
Cerimônia de sepultamento da princesa sueca Lilian, no cemitério real no parque Haga, em Estocolmo (France Press)

Cerimônia de sepultamento da princesa sueca Lilian, no cemitério real no parque Haga, em Estocolmo (France Press)

A princesa Lilian, da Suécia, que precisou esperar 33 anos para se casar com o amor de sua vida, o príncipe Bertil, foi sepultada neste sábado (16) após uma semana de homenagens prestadas por milhares de suecos a um dos membros mais amados da família real.

O velório foi celebrado na capela real de Estocolmo e o sepultamento aconteceu no cemitério real localizado no parque Haga, nos arredores da capital.

Aos 97 anos, a princesa, que sofria do mal de Alzheimer, morreu no domingo passado (10) em sua casa.

Lilian casou-se aos 24 anos - em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial - com o ator Ivan Craig. Mas enquanto ele estava em combate, ela conheceu, em 1943, o príncipe Bertil, que trabalhava na embaixada da Suécia. Foi o começo de uma história de amor que duraria 54 anos.

Lilian divorciou-se em 1945, de comum acordo com o marido, que também havia se interessado por outra pessoa. Bertil não poderia se casar com Lilian sem renunciar à sucessão do trono, que tinha poucos aspirantes. Ela concordou, então, em permanecer à sombra.

Com a morte do irmão de Bertil, o rei Gustaf VI Adolf, em 1973, Carl XVI Gustaf foi coroado, aos 26 anos. Três anos depois, o novo rei se casou e autorizou Bertil a se unir oficialmente a Lilian, após quase três décadas vivendo com ela.

O casal, muito querido pelos suecos, não teve filhos. Bertil morreu em 1997, aos 84 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por