PISTA DUPLICADA

Socorro: moradores são contra demolição de portal

Na última semana, mais de 150 manifestantes foram até o ponto turístico, inaugurado em 2002, para protestar com faixas e cartazes contra a possível ação

Gustavo Abdel
02/05/2016 às 20:39.
Atualizado em 23/04/2022 às 00:43
Duplicação da Rodovia Capitão Barduíno exige a demolição do portal turístico na entrada da cidade de Socorro, construído em 2002 com recursos do governo estadual; moradores criaram abaixo-assinado contra (César Rodrigues/AAN)

Duplicação da Rodovia Capitão Barduíno exige a demolição do portal turístico na entrada da cidade de Socorro, construído em 2002 com recursos do governo estadual; moradores criaram abaixo-assinado contra (César Rodrigues/AAN)

Os moradores de Socorro estão revoltados com a possibilidade do Portal Colonial, na entrada da cidade, ser demolido para a duplicação da Rodovia Capitão Barduíno (SP-008), que liga o município à Bragança Paulista. A medida foi publicada no edital lançado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e causou reação imediata na cidade. Na última semana, mais de 150 manifestantes foram até o ponto turístico, inaugurado em 2002, para protestar com faixas e cartazes. A demolição foi publicada como a única alternativa para a duplicação, que será feita em 18 quilômetros de pista. Ao todo, serão 49 km de obras de melhorias entre Socorro e Bragança. Listas de baixo-assinados organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foram distribuídas em diversos hotéis, comércios e repartições públicas de Socorro, para colher nomes contra a demolição. “Até o momento temos em torno de 600 assinaturas. Quanto mais gente se mobilizar, maior será a nossa pressão para evitar essa tragédia”, disse o chefe interino do Turismo, Jerônimo Mariano. A estrutura lembra uma construção colonial e se tornou um dos símbolos da estância. A obra está gravada em todo o material turístico da cidade — referência nacional em turismo acessível. No local funciona um Centro de Informações Turísticas onde os visitantes podem obter guias impressos e dicas de passeio na estância hidromineral. “É um prejuízo monumental para a cidade, que já tem o portal como um símbolo do turismo. Falei pessoalmente com o governador (Geraldo Alckmin) e ele se comprometeu a estudar formas para não derrubar a estrutura”, comentou o prefeito André Bozola (PTB). Segundo ele, quando o projeto foi apresentado ao DER por uma empresa terceirizada aconteceu na ocasião uma visita técnica no local. Houve resistência do Executivo na época, e, segundo Bozola, ao que tudo indicava teria havido um recuo na possibilidade de demolir o portal. “De repente surge o edital com a demolição incluída, claro que causou um espanto. É preciso discutir outras formas, como desapropriações que pudessem abrir passagem para novas pistas sem interferir no portal”, avalia o prefeito. O secretário de Turismo de Socorro, Acácio José Zavaneala, disse que também reforçou a intervenção do Estado através do vice-governador Márcio França, durante um evento de turismo em Santos. Para uma plateia de 200 pessoas, o secretário dizia sobre a possibilidade de demolição do portal símbolo da cidade quando França chegou no evento. “Pedi desculpas aos que já tinham ouvido a história e diante de todos reforcei o pedido de intervenção para o vice-governador, que ficou sensibilizado”, contou. “É uma incoerência um portal ser construído com verba do Estado e depois ser demolido por um departamento do próprio Estado”, disse o secretário. Em cima de seu cavalo, Douglas Fernandes Guimarães, de 28 anos, passa quase todos os dias pela estrutura, e avalia como um retrocesso destruir algo que ele já considera como parte do dia a dia. “É absurdo. Eles deveriam achar outra maneira de passar as pistas. Podiam estender o tamanho dele. Ou então, podia duplicar até um ponto e depois afunilar, para as pessoas passarem mais devagar”, sugeriu o criador de cavalos. Em nota, o DER informou que, com o início das obras de duplicação da SP-008, “a permanência do portal será avaliada”. O edital das obras em 48,7 km da SP-008 está previsto para acontecer até o final de maio. “A abertura das propostas deve ser realizada em junho de 2016”. (Gustavo Abdel/Da Agência Anhanguera)

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