ORÇAMENTO

Senado americano ratifica acordo para evitar abismo fiscal

Com 89 votos a favor e oito contrários, o Senado aprovou um texto acordado entre a Casa Branca e os republicanos do Senado

France Press
01/01/2013 às 08:02.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:54

O Senado dos Estados Unidos ratificou na madrugada de terça-feira um acordo sobre os impostos, a primeira etapa para evitar o chamado "abismo fiscal", um aumento generalizado de impostos e importantes cortes nos gastos públicos.

Com 89 votos a favor e oito contrários, o Senado aprovou às 2h00 (5h00 de Brasília) um texto acordado poucas horas antes entre a Casa Branca e os republicanos do Senado.

O texto precisa ser aprovado agora pela Câmara de Representantes para poder ser promulgado pelo presidente Barack Obama e virar lei.

O presidente da Câmara, o republicano John Boehner, prometeu colocar o texto em votação a partir desta terça-feira, mas não será fácil alcançar um acordo porque os republicanos são contrários a qualquer aumento de impostos.

E o acordo obtido entre o vice-presidente Joe Biden e o líder dos senadores republicanos, Mitch McConnell, prevê um aumento de impostos para as famílias com rendas superiores 450.000 dólares ao ano, uma medida que acaba com as vantagens fiscais herdadas da presidência do republicano George W. Bush.

Se a Câmara de Representantes rejeitar o texto, provocaria o "abismo fiscal", uma combinação de aumentos de impostos e cortes de gastos públicos que, em tese, deve ser aplicada de maneira automática a partir desta terça-feira e que colocaria em risco o crescimento econômico nos Estados Unidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por