A cápsula tocou a terra à 0h06 de Brasília, o retorno da Soyuz estava programado para sexta-feira
Kevin Ford, da Nasa (dir.), o russo Soyuz Oleg Novitskiy e o engenheiro de vôo russo Evgeny Tarelkin (Alexander Nemenov/AFP)
A cápsula russa com três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) pousou na manhã deste sábado (16) nas estepes geladas do Cazaquistão, informaram as autoridades russas.
"Pousaram!" - informou o centro de controle russo da missão em mensagem à agência espacial americana (Nasa), antes do envio das equipes para retirar da cápsula o astronauta americano Kevin Ford e os engenheiros de voo russos Oleg Novitskiy e Evgeny Tarelkin.
A cápsula tocou a terra à 0h06 de Brasília. O retorno da Soyuz TMA-06M, inicialmente programado para sexta-feira (15), foi adiado em 24 horas devido às más condições do tempo.
Tarelkin, Novitski e Ford estiveram quase cinco meses a bordo da plataforma orbital, na qual permanecem outros três tripulantes: o astronauta canadense Christopher Hadfield, que ficou no comando da ISS, o russo Roman Romanenko e o americano Thomas Marshburn.
Depois que as naves americanas foram aposentadas, em 2011, as russas Soyuz são os únicos veículos usados para a substituição das tripulações da ISS.
Inicialmente, a plataforma orbital deveria fechar suas portas em 2015, mas a Rússia e os outros 15 países-membros insistiram na importância de prolongar sua vida útil, em grande parte porque sua construção ainda não foi completada.
Com informações da France Press