Quase metade dos americanos e dos canadenses se informam da atualidade através das redes sociais, mas muitos deles não confiam nessa fonte de notícias, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira
Quase metade dos americanos e dos canadenses se informam da atualidade através das redes sociais, mas muitos deles não confiam nessa fonte de notícias, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira. De acordo com a pesquisa realizada pela Maru/Matchbox, 52% dos americanos e 48% dos canadenses dizem acompanhar as notícias em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Nos Estados Unidos, somente a televisão (64%) e os portais de notícias (49%) superam as redes sociais como fontes de informação.Apesar desses dados, apenas 43% dos entrevistados consideram confiáveis as redes sociais nos Estados Unidos, em comparação com 80% que confiam nos meios de comunicação tradicionais, como o rádio e os jornais.No Canadá, a confiança nas redes sociais é ainda mais baixa: só 32% dos entrevistados as consideram confiáveis. Entre as notícias compartilhadas nas redes, aquelas relacionadas com a política são as que têm maior probabilidade de conter informações inexatas, segundo os participantes da pesquisa. Nos Estados Unidos, 84% estão preocupados com as notícias falsas perante as eleições presidenciais de 2020, mas a metade dos entrevistados confiava em poder distinguir facilmente as informações falsas das verdadeiras. "As mídias sociais estão mudando nossas relações com as notícias", diz Sara Cappe, da Maru/Matchbox. "Embora tenha se tornado uma fonte de notícias habitual (...), as pessoas confiam menos no que encontram ali. A parte positiva é que muita gente se sente mais comprometida com as notícias do que nunca antes". Foram entrevistados 1.516 canadenses e 1.523 americanos para a pesquisa, encomendada pela Fundação Canadense de Jornalismo, com uma margem de erro de 2,5 pontos. amc/wd/gma/lb/db/ll