Alunos da Escola Comunitária de Campinas aprendem a desenvolver princípios para visão justa e solidária
Na foto alunos do ensino fundamental da escola Comunitaria (Leandro Ferreira/ AAN)
A Comunitária de Campinas posiciona-se como escola protagonista de seu tempo, traduzindo as demandas atuais e futuras em um currículo dinâmico, com metodologias diversificadas, alinhado com as mudanças da sociedade, ao mesmo tempo em que mantém seus princípios e valores. Com o propósito de atender a uma demanda apresentada nos últimos anos, a instituição de ensino vai implantar a partir de 2017 o período integral para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. “Pensamos numa concepção de período integral, com opções de dias, que atenda às necessidades da criança no desenvolvimento de diferentes competências e habilidades, proporcionando, também, espaços e momentos lúdicos”, explica a diretora da Comunitária, Sandra Galli. O período integral terá flexibilidade. Os pais poderão optar por deixar seus filhos o dia todo conforme sua necessidade. Pensar na excelência da Educação é um compromisso de busca constante da equipe pedagógica, com o olhar para o presente e para o futuro, para o mundo em que as crianças e os adolescentes vivem e viverão, com todas as suas transformações e projetando a visão de um mundo mais justo, ético, solidário e humano. De acordo com Sandra, a Escola Comunitária ao longo de seus 38 anos continua se ocupando com a formação de seu aluno na tarefa de constituí-lo como sujeito do seu tempo, numa relação de ensino e aprendizagem focada no aprender a aprender, habilitando-o para a autonomia de construir e renovar seus conhecimentos em qualquer tempo e para toda a vida. Em seu dia a dia a escola é considerada pela equipe pedagógica como um espaço privilegiado para o conhecimento de si e do outro, onde os princípios e valores norteiam as atitudes, através da compreensão crítica, do convívio, do afeto e da percepção do outro. Nas relações cotidianas, vivencia-se o compromisso com as regras, resolução de conflitos, diálogo e consequências. As atividades solidárias, sociais e políticas integram o currículo. Os princípios e valores são permanentemente explicitados nas escolhas dos conteúdos, das fontes de informação, das diversas linguagens, das estratégias; nas ações educativas, nas relações interpessoais, nas vivências dentro e fora do ambiente escolar, que constituem práticas diferenciadas e coerentes. Eles também permeiam os projetos de classe que trazem como eixo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, as questões culturais e sociais, os conflitos e dilemas, as temáticas complexas da sociedade atual. As questões éticas também são relevantes na Comunitária. A diretora considera que a Educação tem papel fundamental na formação do aluno como cidadão. “Diante da sociedade brasileira e do mundo, que pouco têm contribuído com modelos éticos para a formação desta geração, a escola e a família precisam realizar seu trabalho com maior intensidade”, diz. Para o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos relevantes das diferentes ciências e os relativos às questões éticas, são trabalhadas diferentes metodologias como: Projetos de Classe, Projetos Individuais, Módulos de Aprendizagem, Assembleias de Classe e de Curso. A Educação Infantil está pautada na ideia de favorecer um contexto lúdico às crianças desenvolvendo a intrínseca relação entre a ação física e a ação mental. “O aluno aprende a fazer perguntas, resolver problemas, planejar as ações, buscar fontes de informação, tratar a informação criticamente, participar e envolver-se efetivamente com sua própria aprendizagem. ” No Fundamental, as assembleias de classe e de curso são espaços privilegiados do diálogo, onde as crianças aprendem a explicitar suas felicitações e críticas do que está acontecendo na escola, a se posicionar diante disto, a buscar soluções conjuntas. As tecnologias estão presentes no trabalho das crianças desde a Educação Infantil como mais uma possibilidade de aprendizagem, sempre dentro de contextos significativos, em atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos. O ensino de língua estrangeira - inglês - inicia-se aos 3 anos de forma lúdica e trabalhada na oralidade. As estratégias utilizadas são as brincadeiras, as canções, a conversação. O ensino das Artes tem como objetivo possibilitar ao aluno o contato com as diferentes linguagens artísticas de forma que ele possa criar, conhecer e apreciar os produtos artísticos produzidos. Na Educação Infantil e no Fundamental 1 os alunos desenvolvem as Artes Visuais e a Música. A Educação Física no Fundamental 1 contribui na formação dos alunos quanto ao seu posicionamento diante das diversas formas da cultura corporal de movimento. A Escola Comunitária oferece ainda atividades extracurriculares.