Kung elogiou a escolha do nome de Francisco, como o santo dos pobres São Francisco de Assis
Papa Francisco I faz oração na basílica de Santa Maria Maggiore (France Press)
O sacerdote e teólogo suíço Hans Kung, uma das figuras mais progressistas da Igreja, se declarou "feliz" com a eleição do primeiro papa latino-americano, Francisco, e elogiou o nome "simples". "Estou contente, feliz, de que este importante continente, com milhões e milhões de católicos, finalmente conte com um papa", declarou Kung à emissora italiana Rai Radio 3 um dia depois da eleição do argentino Jorge Bergoglio.
"É um homem culto, jesuíta, com uma instrução sólida. Também é um homem simples, simples", acrescentou o crítico ferrenho do papa emérito Bento XVI.
Kung também elogiou a escolha do nome de Francisco, como o santo dos pobres São Francisco de Assis, com o qual exercerá seu pontificado.
"Escolheu como nome Francisco, o primeiro que se rebelou contra Inocêncio III, contra a opulência da igreja de então e seu poder e a Inquisição", concluiu o teólogo.
Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI em fevereiro, Kung pede à Igreja para aproveitar a histórica oportunidade de mudar que foi apresentado.
"A primavera árabe sacudiu toda uma série de regimes autoritários. Agora que renunciou o papa Bento XVI, será possível que aconteça algo similar na Igreja católica, uma primavera vaticana?", questionou recentemente em um artigo.
Veja também
Francisco I inicia pontificado pedindo a benção do mundo Primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica realiza um gesto inédito Papa argentino será chamado somente de Francisco Informação foi dada pelo porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi Papa Francisco inicia pontificado com oração em basílica romana Primeiro Papa das Américas será entronizado em uma missa na terça-feira (19), dia de São José Imprensa argentina saúda o novo Papa nesta quinta Esportivo Olé ressalta "A outra mão de Deus", recordação ao gol feito com a mão por Diego Maradona