Papa Francisco aparece para multidão de fieis concentrados na Praça São Pedro, no Vaticano (France Press)
O papa Francisco nomeou Mario Aurelio Poli como novo arcebispo de Buenos Aires (Argentina) para substituí-lo no cargo que ocupava até sua eleição como pontífice no dia 13 de março, indicou nesta quinta-feira (28) o gabinete de imprensa do Vaticano.
Trata-se da primeira nomeação importante que o Papa anuncia desde que chegou ao trono de Pedro.
Poli, de 65 anos, era desde 2008 bispo da diocese de Santa Rosa, na província de La Pampa, e é considerado um religioso de confiança do novo Papa.
O novo arcebispo de Buenos Aires, um cargo que costuma ser ocupado por um cardeal, é sacerdote desde 1978, graduado em Serviço Social pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina.
Também foi assistente entre 2002 e 2008 do cardeal Bergoglio.
Segundo a biografia oficial distribuída pelo gabinete de imprensa do Vaticano, Poli nasceu em Buenos Aires no dia 29 de novembro de 1947 e desde 1980 ensina História Eclesiástica na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Argentina.
Foi membro da Comissão Episcopal para a Educação Católica e atualmente preside a Comissão para a Catequese e a Pastoral Bíblica.