Em 1947, Texas já foi palco de uma explosão considerada como o pior acidente industrial dos EUA
Os incidentes ligados à explosões envolvendo fertilizantes antes da tragédia de quarta-feira em Texas City (Estados Unidos), que deixou entre 5 e 15 mortos e 160 feridos, de acordo com números provisórios.
Em 1947, Texas City já havia sido palco de uma explosão mortal, que foi considerada como o pior acidente industrial da história dos Estados Unidos.
- 16 abril de 1947, ESTADOS UNIDOS (Texas City): Uma explosão de 2.300 toneladas de nitrato de amônio (fertilizante altamente explosivo) a bordo de um navio francês estacionado no porto da cidade deixou 581 mortos e mais de 5.000 feridos. Centenas de edifícios foram destruídos e a área portuária totalmente devastada.
- 28 de julho de 1947, FRANÇA (Brest): Os estoques de mercadorias do cargueiro norueguês "Ocean Liberdade" (incluindo mais de 3.000 toneladas de nitrato de amônio) pegaram fogo durante seu descarregamento no porto. O navio explodiu matando cerca de 30 pessoas e deixando milhares de feridos, além de extensos danos na cidade.
- 08 de janeiro de 1998, CHINA (Xinping): 24 trabalhadores foram mortos e sessenta ficaram gravemente feridos na explosão em uma fábrica de fertilizantes químicos na província de Shaanxi (norte).
- 20 de setembro de 1999, TAILÂNDIA (perto de Chiang Mai - norte): Em uma fábrica de conservas de frutas, a explosão dos estoques de cloreto de potássio provocou a morte de pelo menos 35 pessoas.
- 21 de setembro de 2001, FRANÇA (Toulouse): A explosão do estoque de nitrato de amônio da fábrica AZF provocou a morte de 31 pessoas e deixou 2.500 feridos. Os investigadores consideraram como causa uma "mistura infeliz" de produtos incompatíveis antes da explosão. Em 2012, a companhia Grande Paroisse, proprietária da fábrica, foi condenada pelo tribunal por "homicídio culposo".
- 24 de abril de 2004, COREIA DO NORTE (Ryongchon - oeste): 161 mortos e 1.300 feridos após a colisão entre um trem que transportava petróleo e vagões carregados de nitrato de amônio, causando uma série de explosões.
- 28 maio de 2004, ROMÊNIA (Mihailesti - leste): Dezoito mortos e três feridos na explosão acidental de um caminhão que transportava fertilizantes azotos.
Veja também
Explosão no Texas deixa entre 5 e 15 mortos Três hospitais da região receberam mais de 160 pessoas com diversos tipos de ferimentos Nitrato de amônio, substância presente em explosões Ainda não se sabe as causas exatas da explosão da fábrica de fertilizantes West Fertilizer, no Texas Veja o momento da explosão em fábrica do Texas Garota filma momento exato de grande explosão em fábrica de fertilizantes do Texas