NORTE E NORDESTE

ONS diz que apagão foi causado por curto-circuito

O defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas

Agência Estado
correiopontocom@rac.com.br
26/10/2012 às 14:55.
Atualizado em 26/04/2022 às 19:22

O apagão que afetou o Nordeste e parte da região Norte do País na madrugada desta sexta-feira foi causado por um curto-circuito ocorrido às 0h14 no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A estrutura, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, é de propriedade da Taesa, empresa que tem a Cemig e um fundo de investimentos como acionistas majoritários.

Em nota divulgada nesta sexta-feira o ONS disse que esse evento ocorreu em uma chave seccionadora do capacitor série da linha de transmissão, que ficou danificada. O defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados. Essa ação causou a separação do sistema Norte/Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com o comunicado, com o isolamento da região Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas dessa região, no montante de 9.500 MW. Na região Norte, houve o desligamento de 3.400 MW, correspondendo a 77% da carga total. Conforme o ONS, a cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí.

O operador disse que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste também não foram afetadas pela perturbação. No processo de recomposição do sistema, cerca de quatro horas após a ocorrência 70% das cargas estavam restabelecidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por