INTERNACIONAL

Nestlé paga mais de US$ 7 bilhões para comercializar produtos Starbucks

A empresa suíça Nestlé anunciou nesta segunda-feira o pagamento de uma licença de 7,15 bilhões de dólares que permitirá ao grupo comercializar produtos com a marca Starbucks em todo o mundo

AFP
07/05/2018 às 10:10.
Atualizado em 28/04/2022 às 07:57

A empresa suíça Nestlé anunciou nesta segunda-feira o pagamento de uma licença de 7,15 bilhões de dólares que permitirá ao grupo comercializar produtos com a marca Starbucks em todo o mundo.O acordo, que não inclui nenhuma loja ou cafeteria Starbucks, dará a Nestlé, proprietária das marcas Nescafé e Nespresso, uma plataforma para continuar ampliando sua presença na América do Norte.A Nestlé se concentra no café como principal motor de crescimento e fez algumas aquisições no setor recentemente.As atividades da Starbucks incluídas no acordo geram quase dois bilhões de dólares por ano em vendas e envolvem produtos como o café em grãos e moído, que a Nestlé venderá em supermercados de todo o mundo."Esta operação é uma etapa importante para nossas atividades de café, a categoria de maior crescimento da Nestlé", declarou Mark Schneider, diretor geral do grupo suíço, citado em um comunicado."As duas empresas têm uma autêntica paixão pelo café excepcional e estão orgulhosas de serem reconhecidas como líderes globais pela procedência responsável e sustentável de seu café", completou.Quase 500 trabalhadores da Starbucks serão transferidos para a Nestlé, mas continuarão trabalhando em Seattle (Estados Unidos), anunciou a multinacional suíça.O presidente da Starbucks, Kevin Johnson, destacou um acordo "histórico", que criará uma "aliança global do café".A Nestlé, sob pressão dos acionistas para melhorar sua rentabilidade, começou a mudar após a nomeação de Mark Schneider mo início do ano passado. Schneider, que comandou o grupo alemão Fresenius, decidiu que o grupo suíço deve concentrar-se em um número limitado de setores, como a água engarrafada, a nutrição infantil e a alimentação para animais domésticos, com o café como máxima prioridade.Os cafés da Nestlé, com a marca Nespresso, são onipresentes na Europa, mas nos Estados Unidos não registraram o mesmo sucesso.Nos últimos 15 anos, a Nestlé se concentrou em reforçar a presença no setor de café nos Estados Unidos, com a compra da empresas Blue Bottle Coffee em setembro e da Chameleon Cold Brew dois meses mais tarde.Ao mesmo tempo, a multinacional vendeu a unidade de doces nos Estados Unidos para italiana Ferrero por quase 3 bilhões de dólares.Os analistas elogiaram o acordo."Mais uma vez a Nestlé surpreendeu os mercados com uma operação inesperada", afirmou Jean-Philippe Bertschy, da consultoria Vontobel. "O preço parece elevado, mas levando em consideração os lucros no negócio poderia superar os custos de capital em três ou quatro anos", completou.A transação, que precisa da aprovação das autoridades de regulamentação, deve ser finalizada ainda em 2018, segundo a Nestlé.noo/spi.zm/pc/fpNESTLEStarbucks

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por