GAZA

Navio finlandês é capturado pela marinha israelense

O navio "Estelle" zarpou em 6 de outubro de Nápoles, sul da Itália, e havia sido reabastecido na terça-feira em águas internacionais frente a Creta

France Press
20/10/2012 às 17:32.
Atualizado em 26/04/2022 às 20:19

O navio finlandês "Estelle", com militantes pró-palestinos a bordo e que tentavam forçar o bloqueio à Faixa de Gaza, foi capturado neste sábado (20) pela marinha israelense.

"O barco foi capturado esta manhã e não houve violências", confirmou um porta-voz militar.

Depois da interceptação, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu parabenizou o exército e chamou a operação dos ativistas de "provocação".

"Até as pessoas que estavam no barco sabem que não há nenhuma crise humanitária em Gaza. Se realmente estivessem preocupados com os direitos humanos estariam indo para a Síria", disse em um comunicado.

Anteriormente, Victoria Strand, porta-voz do movimento "Um Barco para Gaza", com sede na Suécia, havia informado que a embarcação fora atacada.

"Estelle" zarpou em 6 de outubro de Nápoles, sul da Itália, e havia sido reabastecido na terça-feira em águas internacionais frente a Creta.

A bordo do navio viajam cinco deputados europeus: Ricardo Sixto Iglesias (Espanha), Sven Britton (Suécia), Aksel Hagen (Noruega), Vangelis Diamandopoulos e Dimitris Kodelas (Grécia), e o ex-deputado canadense Jim Manly.

"Estelle" transporta material escolar, médico e de construção para os habitantes de Gaza.

O bloqueio terrestre, aéreo e marítimo da Faixa de Gaza foi imposto em junho de 2006 depois que um soldado israelense foi feito prisioneiro por combatentes palestinos (atualmente está livre) e foi reforçado quando o Hamas assumiu o controle do território.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por