Mediterrâneo

Navio de ONG espanhola resgata 59 imigrantes

Um barco de uma ONG espanhola resgatou 59 imigrantes que estavam à deriva no Mediterrâneo neste sábado; ministro negou acesso aos portos de seu país

AFP
30/06/2018 às 11:30.
Atualizado em 28/04/2022 às 14:25
Bote inflável da ONG espanhola Proactiva Open Arms carrega medicamentos para imigrantes a aproximadamente 80 km da Líbia, em 24 de junho de 2018 (AFP)

Bote inflável da ONG espanhola Proactiva Open Arms carrega medicamentos para imigrantes a aproximadamente 80 km da Líbia, em 24 de junho de 2018 (AFP)

Um barco de uma ONG espanhola resgatou 59 imigrantes que estavam à deriva no Mediterrâneo neste sábado, mas o ministro do Interior italiano negou acesso aos portos de seu país. "Resgataram e salvaram 59 pessoas à deriva e em risco de morte", disse a ONG Proactiva Open Arms. "Agora todos a bordo do (navio) Open Arms indo para porto seguro". O ministro do Interior italiano e líder da Liga (de direita), Matteo Salvini, disse no Facebook que o barco da ONG chegou aos migrantes antes da guarda costeira da Líbia. "O porto mais próximo é Malta, a organização e a bandeira são espanholas: não pensem em vir a um porto italiano", disse o ministro. O ministro do Interior de Malta, Michael Farrugia, respondeu no Twitter que os imigrantes foram resgatados entre a Líbia e a ilha italiana de Lampedusa. "Chega de espalhar informações incorretas, acusando Malta sem nenhum motivo", disse ele. A ONG espanhola acrescenta em sua mensagem: "Apesar dos obstáculos, continuamos a proteger o direito à vida" dos migrantes. Ainda é desconhecido para qual porto o navio Open Arms pode ir. O "Aquarius", outro navio humanitário fretado pela ONG francesa SOS Méditerranée, conseguiu entrar no porto espanhol de Valência em 17 de junho com 630 migrantes a bordo, depois de ter sido rejeitado pela Itália e por Malta na semana anterior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por