Manifestantes querem medidas concretas de luta contra o aquecimento global (France Press)
Milhares de manifestantes se reuniram neste domingo, em Washington, para exigir do presidente americano, Barack Obama, medidas concretas de luta contra o aquecimento global.
Os participantes formaram um oleoduto humano entre a Esplanada Nacional e a Casa Branca, em protesto contra o projeto do oleoduto Keystone XL, que trará petróleo do Canadá até o Texas a um custo de 7 bilhões de dólares.
"Só o presidente tem o poder de liderar um esforço, com a urgência de que necessitamos, para eliminar, gradualmente, os combustíveis fósseis, e levar o país e o mundo a uma revolução de energia limpa", publicou uma das organizações em sua página na internet.
Os participantes da ação, organizada por grupos ambientalistas locais e nacionais, exigiram que a Agência de Proteção Ambiental crie padrões de carbono para as usinas de energia.
Segundo os organizadores, esta foi a maior mobilização climática da história dos Estados Unidos, e incluiu manifestantes de 28 estados.
Alec Baldwin, Susan Sarandon, Morgan Freeman, Robert Kennedy Junior e Yoko Ono são algumas das celebridades que assinaram uma petição apoiando os manifestantes.
Antes de se tornar presidente, em 2009, Obama apresentou uma série de medidas ambiciosas para reduzir as emissões de gás carbônico nos Estados Unidos - segundo país mais poluidor, atrás da China -, mas o projeto foi bloqueado pelos republicanos.