na frança

Macron perde maioria no Parlamento e partido de Le Pen avaça

Após as eleições parlamentares, a ala governista conquistou 245 assentos, 44 a menos que na legislatura anterior

Estadão Conteúdo
20/06/2022 às 14:26.
Atualizado em 20/06/2022 às 16:21
Emmanuel Macron enfrenta um risco crescente de recessão econômica na França (Divulgação)

Emmanuel Macron enfrenta um risco crescente de recessão econômica na França (Divulgação)

Após as eleições parlamentares neste domingo, 19, na França, a ala governista que apoia o presidente reeleito Emmanuel Macron conquistou 245 assentos, 44 a menos que na legislatura anterior, e com isso perdeu maioria absoluta no Parlamento francês. Em segundo lugar, a aliança de esquerda comandada pelo ex-candidato à presidência Jean-Luc Mélenchon ocupou 131 cadeiras, enquanto o Rassemblement National, da também ex-candidata à presidência Marine Le Pen, passou de 8 para 89 parlamentares.

Em comentários à imprensa após os números oficiais serem divulgados, Le Pen classificou o resultado como uma "vitória histórica" e um "evento sísmico" na política francesa. "Macron é um presidente minoritário agora. Seu plano de reforma da aposentadoria está enterrado", declarou a ex-presidenciável em Hénin-Beaumont, seu reduto no norte da França, onde foi reeleita para mais um mandato de cinco anos no Parlamento.

Na visão do analista de política e vice-diretor-geral do Instituto de pesquisa eleitoral Ipsos, Brice Teinturier, o resultado de ontem mostra que o partido de extrema-direita está "se instituicionalizando.

Para a Eurasia, o resultado foi "muito pior" do que o esperado, e agora a França enfrenta a perspectiva de "semanas de negociações confusas para formar uma nova coalizão ou governo minoritário". A nova aliança terá de incluir diversos parlamentares de esquerda ou extrema-direita, algo negativo para Macron e que ameaça um período prolongado de instabilidade política, diz a consultoria, que ainda destaca o atual cenário complicado de guerra na Ucrânia e "risco crescente" de recessão econômica. (*Com informações de Associated Press)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por