Secretário-geral da ONU alertou que qualquer erro de julgamento poderá ter consequências muito graves
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira, em Madri, que o governo da Coreia do Norte "reduz as tensões ante uma situação alarmante", e na qual qualquer erro de julgamento poderá ter consequências muito graves.
Ban Ki-moon pediu às autoridades norte-coreanas que "reduzam as tensões e comprometam-se com a paz e a segurança", destacando que "qualquer erro de cálculo ou julgamento nessa situação pode produzir uma crise na península da Coreia que terá implicações gravíssimas".
"A ameaça nuclear não é um jogo, é muito sério. Acho que chegaram muito longe com sua retórica e estou preocupado porque qualquer erro de julgamento nesta situação pode produzir uma crise na península da Coreia, que poderá ter implicações gravíssimas", declarou Ban em uma coletiva de imprensa.
"Peço às autoridades que reduzam em primeiro lugar as tensões. A paz e a segurança na península coreana têm implicações muito graves em nível regional e também mundial", acrescentou.
"Espero, sinceramente, que as partes envolvidas trabalharão conjuntamente para acalmar a situação e estabelecer um diálogo a fim de resolver os assuntos pendentes", acrescentou Ban.