Navio japonês foi alvo de radar de controle de tiro chinês o que provocou tensão entre os países
Navio de guerra japonês foi localizado em radar e se tornou alvo de mísseis chineses (France Press)
O Japão convocou novamente o embaixador da China depois que Pequim desmentiu ter utilizado em janeiro um radar de controle de tiro contra um navio militar japonês, anunciou nesta sexta-feira o ministério das Relações Exteriores."O vice-ministro das Relações Exteriores Chikao Kawai convocou o embaixador Cheng Yonghua e formulou novamente um firme protesto, classificando a explicação chinesa de completamente inaceitável, informou um comunicado oficial.
A China desmentiu nesta sexta-feira que um de seus navios tenha apontado um radar de controle de tiro contra um barco japonês, como acusa Tóquio.
"As afirmações do Japão são contrárias aos fatos", afirmou o ministério chinês da Defesa em um comunicado enviado por fax à AFP. Nos dias 19 e 30 de janeiro, o barco em questão "não utilizou seu radar de controle de tiro".
"O Japão transmitiu de forma unilateral aos meios de comunicação uma informação inexata e funcionários japoneses de alto escalão do governo fizeram comentários irresponsáveis para fazer uma montagem com a suposta ameaça chinesa'", afirmou o ministério