CORRUPÇÃO

'Itália corre um risco fatal', afirma primeiro-ministro

Em um país democrático, as sentenças da justiça devem ser executadas, diz sobre Berlusconi

France Press
02/10/2013 às 08:01.
Atualizado em 25/04/2022 às 01:23
Advertiu sobre as dramáticas consequências da queda do governo de coalizão de direita e esquerda, formado há cinco meses (France Press)

Advertiu sobre as dramáticas consequências da queda do governo de coalizão de direita e esquerda, formado há cinco meses (France Press)

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, que submeterá o governo nesta quarta-feira (2) a um voto de confiança do Parlamento, advertiu no Senado que a "Itália corre um risco fatal" pela crise política e econômica. "A Itália corre um risco fatal, que depende de um sim ou não. Eu os convido a dar o exemplo", disse Letta aos senadores. No discurso, Letta advertiu sobre as dramáticas consequências para a Itália da queda do governo de coalizão de direita e esquerda, formado há cinco meses. A queda do governo foi planejada pelo ex-primeiro-ministro e magnata Silvio Berlusconi, com o objetivo de evitar sua exclusão do Senado depois da condenação definitiva no início de agosto a quatro anos de prisão por fraude fiscal (com três anos anistiados). Em um país democrático, as sentenças da justiça devem ser executadas", afirmou Letta em uma clara referência à condenação do 'Cavaliere'. O plano de Berlusconi pode não dar resultado, pois Letta pode aproveitar o mal-estar interno no partido Povo da Liberdade (PDL) do empresário e contar com o apoio dos dissidentes que se negam a seguir o que analistas chamaram de "gesto louco". Para facilitar a tarefa dos moderados do PDL, Letta não aceitou a renúncia dos cinco ministros que obedeceram o chefe, mas sem deixar de criticar a estratégia de ruptura com o Executivo. Veja também Letta acusa Berlusconi de priorizar interesses pessoais A frágil coalizão do governo italiano foi empurrada para uma crise depois que cinco ministros do PDL anunciaram sua renúncia. O movimento despertou a ira do primeiro-ministro Enrico Letta Justiça fala de pacto entre a máfia e Berlusconi Ex-premiê teria pago a Cosa Nostra através de senador Dell'Utri em troca de segurança Corte confirma condenação de Berlusconi à prisão Berlusconi, de 76 anos, não deverá cumprir a pena por causa de sua idade avançada Berlusconi tenta se salvar de condenação definitiva A Suprema Corte, que começou a examinar o caso na terça, deverá confirmar ou não a condenação  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por