GUERRA

Israel confirma ataque a instalações nucleares no Irã e morte de comandante iraniano

Saeed Izadi, que liderava o Corpo Palestino da Força Quds, teria financiado e armado o Hamas antes do ataque que desencadeou a guerra em Gaza, em 2023

Estadão Conteúdo
21/06/2025 às 07:49.
Atualizado em 21/06/2025 às 13:43
 (Reprodução Internet)

(Reprodução Internet)

O exército de Israel afirmou neste sábado, 21, que atingiu uma instalação de pesquisa nuclear iraniana, em Isfahan, durante a noite e matou três comandantes iranianos seniores em ataques direcionados.

O alvo eram dois locais de produção de centrífugas nucleares, de acordo com um oficial militar israelense. Foi o segundo ataque a Isfahan, que foi atingido nas primeiras 24 horas da guerra como parte do objetivo de Israel de destruir o programa nuclear iraniano.

Porém, o vice-governador da província de Isfahan para assuntos de segurança, Akbar Salehi, confirmou que os ataques israelenses causaram danos à instalação, mas disse que não houve vítimas.

O Irã lançou uma nova onda de drones e mísseis contra Israel, sem relatos imediatos de danos significativos, o que o oficial israelense chamou de "pequeno bombardeio" que foi amplamente interceptado pelas defesas de Israel.

O oficial disse ainda que parte da razão pela qual o ataque noturno do Irã foi relativamente pequeno foi que o exército estava mirando seus lançadores e calcula a eliminação de 50% deles.

O serviço de resgate Magen David Adom de Israel disse neste sábado que um drone iraniano atingiu um prédio de dois andares no norte de Israel, mas não houve vítimas.EXÉRCITO CONFIRMA MORTE DE COMANDANTE IRANIANO 

Ainda neste sábado, as forças de defesa de Israel confirmaram a morte do comandante iraniano Saeed Izadi durante ataque noturno. O exército israelense aponta Izadi como o coordenador responsável pela interlocução entre o regime iraniano e o Hamas.

Segundo o chefe do Estado-Maior de Israel, General Tenente Eyal Zamir, Izadi foi uma das figuras-chave envolvidas no planejamento e execução do massacre de 7 de outubro. Ele afirmou ainda que a morte do comandante iraniano marca um ponto-chave na guerra de múltiplas frentes e "torna todo o Oriente Médio um lugar mais seguro".

Envolvimento dos EUA na guerra seria muito, muito perigoso para todos, diz Araghchi

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse neste sábado, 21, que "seria muito lamentável" o envolvimento militar ativo dos Estados Unidos no conflito, segundo informações da AP.

"Acho que seria muito, muito perigoso para todos o envolvimento dos EUA na guerra", disse Araghchi em Istambul, falando à margem de uma reunião da Organização de Cooperação Islâmica.

O presidente americano, Donald Trump, considera o envolvimento do país na guerra, mas ainda não tomou uma decisão final.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por