Mais de 200 pessoas, em sua maioria jovens, se reuniram no centro da capital da Turquia para protestar contra os agentes municipais
Uma pessoa ficou ferida ao ser atacada por um grupo islâmico no sábado, em Ancara, em nome da defesa dos "códigos morais", ao participar de uma manifestação em favor de um casal punido por beijar em público, informou a imprensa turca neste domingo.
Mais de 200 pessoas, em sua maioria jovens, se reuniram no centro da capital da Turquia para protestar contra os agentes municipais, liderados pelo partido islâmico-conservador no poder, que interveio em nome dos "códigos morais" contra um casal de jovens que se beijava na rua, de acordo com o jornal Hürriyet e Milliyet.
Quando os manifestantes começaram a trocar beijos em sinal de apoio ao casal, um grupo de vinte pessoas começou a gritar "Allah Akbar" e atacar com facas alguns manifestantes, apesar da presença da polícia, ferindo levemente um jovem que foi hospitalizado, segundo o jornal.
A Turquia, país cuja população é majoritariamente muçulmana, é dirigida há mais de 10 anos por um partido do movimento islâmico, que segundo círculos laicos, tenta islamizar a sociedade turca.
De acordo com pesquisas de opinião, a Turquia tornou-se mais conservadora e mais religiosa desde a chegada ao poder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que ataca regularmente o consumo de álcool.