VIOLÊNCIA

Gao amanhece sob tiros intensos em conflito no Mali

Os disparos, segundo relatos, ocorreram durante toda a noite e madrugada desta sexta-feira

Agência Brasil
22/02/2013 às 09:54.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:38
Soldados malinenses trocam tiros com rebeldes em Gao, uma das principais cidades do Mali (France Press)

Soldados malinenses trocam tiros com rebeldes em Gao, uma das principais cidades do Mali (France Press)

Gao, uma das principais cidades do Mali, amanheceu hoje (22) sob tiros, após um dia de combates intensos entre forças do governo e da França com integrantes de grupos extremistas islâmicos. Os disparos, segundo relatos, ocorreram durante toda a noite. Os extremistas ocupam as partes norte e sul de Gao. Ontem (21) os combates se concentraram nas áreas próximas ao Palácio da Justiça causando cinco mortes.

O chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para o Mali e o Níger, Jean-Nicolas Marti, disse hoje que a situação no Mali ainda é instável. “Contrariamente ao que alguns podem imaginar, na sequência da retomada das principais cidades pelo Exército da França e pelo Exército do Mali, a situação não está totalmente estabilizada e calma", disse.

Para Marti, a situação instável impede que aqueles que deixaram suas casas retornem. “A situação atual não é propícia para o regresso da população", ressaltou. “Há um sentimento de medo considerando as eventuais execuções que poderão ser cometidas pelas forças de segurança malianas", disse.

De acordo com o chefe da Cruz Vermelha, a instituição deve prestar assistência a cerca de 7 mil malianos refugiados no Nordeste do país, em Tinzawaten, próximo à fronteira com a Argélia. Há também casos de refugiados nas prisões em Bamako, a capital do Mali, e Mopti, além de Gao.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por