PROTESTO

Foragidos norte-coreanos enviam balões seu país

Foram cerca de 200 mil folhetos criticando o regime de Pyongyang e com notas de um dólar

France Press
16/02/2013 às 12:13.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:22
Norte-coreanos lançam balões gigantes anti-Pyongyang (France Press)

Norte-coreanos lançam balões gigantes anti-Pyongyang (France Press)

Foragidos norte-coreanos lançaram neste sábado (16) a partir de uma cidade fronteiriça da Coreia do Sul em direção ao Norte balões com cerca de 200.000 folhetos criticando o regime de Pyongyang e com notas de um dólar, constatou a AFP.

Enquanto a Coreia do Norte comemora o aniversário do nascimento de Kim Jong-Il, pai e antecessor do atual líder norte-coreano Kim Jong-Un, estes balões foram lançados da cidade de Imjingak.

Nos balões estava escrito "Abandonem os atos de provocação com mísseis e testes nucleares", "Norte-coreanos: se rebelem" e "A dinastia Kim cairá em breve".

O lançamento de folhetos ficou suspenso até o fim da eleição presidencial sul-coreana de dezembro, a pedido de Seul. Pyongyang ameaçou em várias ocasiões disparar em direção ao sul para impedir tais envios, sem que estas ameaças tenham se concretizado.

Mais de 100.000 militares e civis participaram de um ato massivo em Pyongyang para celebrar o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte no dia 12 de fevereiro e saudar a "inigualável" coragem de seu líder Kim Jong-Un, indicou na sexta-feira a imprensa estatal.

Este foi o terceiro teste nuclear da Coreia do Norte, após as detonações realizadas em 2006 e 2009, e os dados sísmicos coletados indicam que foi significativamente mais poderoso que os anteriores.

A Coreia do Norte indicou que o teste foi uma represália direta às sanções da ONU impostas a Pyongyang após o lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por