DIREITO À

Exposição no CIS Guanabara provoca reflexão sobre direitos e cultura

A mostra do artista visual e educador Raphael Escobar é gratuita e segue até o dia 13 de maio

Mariana Camba/[email protected]
17/04/2025 às 16:10.
Atualizado em 18/04/2025 às 14:24
Os pôsteres expostos contêm espaço em branco na sequência da palavra ‘Direito’, para que o público possa refletir e completá-lo (Rafael Fonseca)

Os pôsteres expostos contêm espaço em branco na sequência da palavra ‘Direito’, para que o público possa refletir e completá-lo (Rafael Fonseca)

A exposição “Direito À”, do artista visual e educador Raphael Escobar, inaugurada no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, traz reflexões sobre os direitos invisíveis e as concepções culturais, principalmente nas realidades periféricas. A mostra segue até o dia 13 de maio, em parceria com o Museu de Artes Visuais da Unicamp, com curadoria de Gabriel Zacarias. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. 

A mostra integra a série “Direitos”, projeto autoral de Raphael Escobar que reúne trabalhos como faixas e cangas com escritos em menção ao “Direito à Loucura”, “Direito à Inadimplência”, “Direito ao Prazer” e "Direito à Preguiça". 

A exposição em Campinas propõe uma reflexão sobre as definições de cultura e direito, sobre os grupos que podem desfrutar dessas estruturas e o que, de fato, demanda a aceitação cultural. Parte das obras está inacabada para que o público possa participar de sua finalização e, assim, refletir sobre a transformação coletiva diante da convergência de diferentes pontos de vista. As cangas e pôsteres expostos têm um espaço em branco na sequência da palavra “Direito”, para que as pessoas presentes possam completar o dizer. 

“Assim, a exposição é transformada por cada visitante, expandindo a ideia de ocupação de um espaço público e cultural.” As demais obras expostas, acrescentou, são menções aos projetos desenvolvidos na Capital, de longa duração e com o propósito de refletir sobre a ocupação dos espaços públicos. Para o artista, esses são lugares de conflito, seja de interesses, olhares e em relação à ocupação de diferentes grupos. 

Outra obra exposta é uma representação à memória de uma destilaria caseira, em proporção menor em relação à original, formada por panelas e caixas de isopor. O projeto original foi desenvolvido como uma destilaria de cachaça, com o uso de duas panelas de 100 litros cada. De acordo com o artista, os litros de cachaça obtidos foram distribuídos aos moradores em situação de rua dentro do museu Red Bull Station, localizado no terminal Bandeira, em 2016. 

“Vivemos diversas experiências com essa proposta. Eles pediram visita guiada pelo museu e, assim, eu quebrei um muro invisível que existia naquele espaço, com a união de duas classes díspares.” Há também a projeção do vídeo “Chamado à Cultura”, feito por um drone, que mostra o bloco de Carnaval da Cracolândia passando pelos centros culturais da região em que estão inseridos. A cada espaço exposto nas imagens, contou, há o nome do local, a data da fundação dos centros e frases que refletem a importância de levar cultura para esses territórios. 

Na próxima quarta-feira, dia 23, das 14h às 18h, haverá uma oficina artística com os artistas Kauê Garcia e Raphael Escobar. No total, são 20 as vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected]. A ideia da oficina é fazer com que o público crie a sua própria faixa de direito e manifesto, trabalhando assim a arte e a cultura diante da proposta de intervenção. 

O coletivo Pagode na Lata estará presente na exposição no dia 13 de maio para celebrar a finalização da mostra a partir das 18h.

PROGRAME-SE 

Exposição ‘Direito À’ 

Quando: de 10 de abril a 13 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h 

Onde: CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo 

Entrada gratuita e aberta ao público. 

Informações: [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por