INTERNACIONAL

Estações de metrô são fechadas na Bélgica após ataque a tiros

Do Correio.com
05/02/2025 às 17:32.
Atualizado em 05/02/2025 às 17:32
 (Reprodução Internet)

(Reprodução Internet)

A polícia belga está em busca de homens armados após um tiroteio ocorrido na manhã desta quarta-feira (10) do lado de fora da estação de metrô Clémenceau, no centro de Bruxelas. Segundo informações da BBC, imagens de câmeras de segurança exibidas pela mídia local mostram pelo menos dois homens usando balaclavas e carregando armas na entrada da estação por volta das 06h15 (horário local, 05h15 GMT).

A porta-voz da polícia de Bruxelas, Sarah Frederickx, informou que os suspeitos fugiram para dentro da estação e podem estar escondidos nos túneis do metrô. A polícia está procurando por "um pequeno grupo de pessoas, provavelmente dois ou três indivíduos", disse a Sra. Frederickx, acrescentando que eles ainda podem estar armados e que a polícia não queria correr riscos. Tanto a polícia local quanto a polícia ferroviária federal estão realizando buscas na área.

De acordo com a BBC, não houve feridos no tiroteio. A estação Clémenceau foi fechada, assim como Bruxelas-Midi, um dos principais terminais ferroviários da cidade e ponto de partida de trens Eurostar. Para coordenar a operação, um posto de comando foi montado na prefeitura de Anderlecht, a oeste da capital belga. O ministro do Interior da Bélgica, Bernard Quintin, se reuniu com autoridades locais e publicou no X (antigo Twitter) que está acompanhando a situação de perto.

A BBC verificou imagens que circulam nas redes sociais, nas quais dois homens aparecem portando armas semelhantes a rifles e atirando. No entanto, não está claro quem foi o alvo dos disparos. O jornal BruxellesToday relatou que os suspeitos carregavam armas do tipo Kalashnikov.

Em decorrência do incidente, duas linhas de metrô foram suspensas entre Gare de l'Ouest e Trône, nas proximidades do Parlamento Europeu. O transporte de bonde também foi afetado, especialmente entre as estações Lemonnier e Berkendael, além do trecho entre Port d'Anderlecht e Gare du Midi. Milhares de passageiros enfrentaram transtornos durante o horário de pico matinal, sem previsão para a retomada normal do serviço.

Testemunhas relataram momentos de tensão. Um morador local contou à emissora belga VRT que ouviu cinco ou seis disparos. Outra residente, que também falou à emissora sem ser identificada, expressou preocupação: "Saí e me perguntei o que está acontecendo. Isso é guerra? Temos que mandar nossos filhos para a escola, pegamos o metrô. Estamos assustados, sim".

Ainda segundo a BBC, a imprensa belga especula que o tiroteio possa estar relacionado ao tráfico de drogas, dada a história de criminalidade na região ao redor de Bruxelas-Midi. A polícia segue investigando a ocorrência.

*Com informações de Agências Internacionais. 

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por