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Eleitos citam redes sociais e desejo pelo 'novo'

Cabo Junio Amaral, do PSL de Minas Gerais, obteve 158,5 mil votos

Estadão Conteudo
Estadão Conteúdo
19/11/2018 às 12:34.
Atualizado em 06/04/2022 às 00:07

Em sua estreia num cargo eletivo, Cabo Junio Amaral, do PSL de Minas Gerais, obteve 158,5 mil votos. Ele dispunha de R$ 30 mil para a campanha e acredita que só conseguiu se eleger graças ao efeito multiplicador das redes sociais e da "militância à direita". "Isso me trouxe visibilidade, e foi algo voluntário. O movimento que criei há três anos, o Direita Minas, se espalhou pelo Estado." Levantamento feito pelo Estadão Dados mostra que Minas, Estado que costuma representar um "espelho" do voto nacional em eleições presidenciais, também foi a unidade federativa que registrou porcentual de novatos mais próximo da média do País: 32%, pouco mais que os 31% do total da Câmara dos Deputados. Recado Na avaliação de Vinicius Poit, eleito deputado federal pelo Novo em São Paulo, a votação alcançada por "novas caras" é um recado das urnas aos políticos de carreira. "Havia um apetite da população por novas caras na política, com a atuação em novos partidos", afirmou. Para ele, as redes sociais foram peça fundamental nessa mudança, mas o tradicional "pé na estrada" em busca de votos também ajudou. "As redes tiveram até mais efeito do que eu imaginava e foram essenciais. No meu caso, por exemplo, aproveitei isso e rodei quase 200 cidades, conseguindo criar proximidade com o eleitorado." Poit aposta que a presença de novatos é um caminho sem volta na política nacional. "Daqui para a frente veremos cada vez mais apelo por isso, com campanhas diferentes, mais transparentes, diferente de tudo que vimos até aqui." Ele declarou gastos de R$ 1,2 milhão na campanha e obteve um total de 207.118 votos - custo de quase R$ 6 por voto.

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