EM LONDRES

Deputados britânicos a favor do casamento homossexual

Votação é crucial para adoção desta reforma que divide o Partido Conservador

France Press
05/02/2013 às 18:56.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:37

Os deputados britânicos se pronunciaram nesta terça-feira (5) à noite em favor do projeto de lei que autoriza o casamento homossexual, em uma votação crucial para a adoção definitiva desta reforma que divide o Partido Conservador.

Ao final de debates acalorados, o projeto de lei foi aprovado por 400 deputados, enquanto 175 votaram contra, entre os quais vários membros do Partido Conservador de David Cameron.

O projeto de lei permite a casais do mesmo sexo se casar no registro civil. Ele abre às diversas correntes religiosas a possibilidade de celebrar ou não uniões homossexuais religiosas, à exceção da Igreja Anglicana, majoritária no país, dentro da qual o casamento homossexual continuará sendo ilegal.

A votação na Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento) é uma etapa decisiva, mesmo que o texto deva ainda passar pela Câmara dos Lordes.

Durante um discurso televisionado feito antes da votação, David Cameron reiterou o seu apoio a esta reforma, afirmando que ela deixará a sociedade britânica "mais forte"

"Sou um grande defensor do casamento. Ele ajuda as pessoas a se comprometerem umas com as outras e acredito que é o motivo pelo qual os homossexuais deveriam poder se casar também", disse.

"É um bom passo adiante para o nosso país e estou orgulhoso de que nosso governo o tenha dado", disse ele, sem convencer boa parte dos deputados de sua formação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por