Secretário-geral da ONU fez nesta segunda (29) um novo apelo às autoridades sírias
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (à dir.) fez novo apelo às autoridades sírias para que a ONU possa investigar uso de armas químicas (France Presse)
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez nesta segunda-feira (29) um novo apelo às autoridades sírias para que autorizem uma equipe de especialistas da ONU a investigar no terreno, "sem prazos e sem condições", o uso de armas químicas no conflito sírio.
Esta equipe "segue disposta a se deslocar para a Síria em um prazo de 24 a 48 horas", assim que Damasco der sua autorização, repetiu Ban. "Peço outra vez encarecidamente que as autoridades sírias autorizem a investigação sem prazo e sem condições".
Ban considera que "uma investigação completa e crível exige um acesso completo às instalações" suspeitas para "dissipar todas as dúvidas acerca do caso".
Na semana passada, os Estados Unidos denunciaram pela primeira vez que o regime sírio provavelmente tenha utilizado armas químicas contra os rebeldes, mas destacou que suas informações não eram suficientes para que houvesse certeza absoluta. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, falou de "provas limitadas", mas "crescentes" dessa utilização.