EM COSMÓPOLIS

Baep desarticula esquema de adulteração de combustíveis

No local, foram encontrados três tanques, com capacidade de 60 mil litros

Alenita Ramirez/alenita.ramirez@rac.com.br
17/04/2025 às 16:07.
Atualizado em 17/04/2025 às 16:07

Um caminhão-tanque com 30 mil litros já estava sendo lacrado para seguir para a cidade de Jales (Divulgação Baep)

Policiais militares do 10º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) desarticularam no final da tarde de anteontem um esquema de adulteração de combustível que funcionava em um barracão dentro de uma chácara no bairro Uirapuru, na zona rural de Cosmópolis. Seis homens entre 25 e 51 anos foram presos. Com um dos detidos, os policiais apreenderam uma arma de fogo. No local, foram encontrados três tanques com capacidade de 60 mil litros de combustível adulterado. Essa não é a primeira vez que a polícia depara com este tipo de esquema criminoso entre Paulínia e Cosmópolis. 

No caso de anteontem à noite, o local foi descoberto durante um trabalho de checagem sobre um procurado da justiça que estaria no bairro rural. No entanto, a equipe não encontrou o suspeito e no retorno os agentes depararam com uma pessoa que comentou sobre uma movimentação irregular de caminhões-tanque na chácara. 

Ao chegarem, os policiais visualizaram um homem sobre um dos veículos realizando a suposta adulteração do combustível. De acordo com o sargento da equipe, ao perceber a presença da viatura, diversas pessoas correram para os fundos do imóvel e fugiram para uma área de mata. Mas cinco suspeitos foram detidos ainda no local. Enquanto os policiais estavam no local, um sexto homem chegou no local e acabou confessando que estava em um local negociando a venda do combustível. 

Um caminhão-tanque com 30 mil litros já estava preparado para seguir para a cidade de Jales. O veículo estava sendo lacrado. Outros tanques com 35 mil, 17 mil e 15 mil litros foram achados no local. Também havia outro caminhão-tanque bitrem. Nas proximidades da chácara, a polícia localizou um veículo Fusion com denúncia de roubo por Campinas. Também foram encontrados no barracão maletas com equipamentos para adulteração do combustível. O caso foi apresentado na delegacia de Cosmópolis e os homens ficaram à disposição da Justiça. 

FRAUDE 

Em agosto do ano passado, policiais da Delegacia de Investigações (DIG) de Campinas desarticulou um esquema de furto e adulteração de combustível e emulsão asfáltica, que operava há em um barracão alugado às margens da Rodovia Zeferino Vaz, também em Cosmópolis. No local, os agentes flagraram um motorista que transportava piche e havia vendido parte do material para o comércio. 

A localização do local aconteceu durante uma operação que integrava uma série de ações da Polícia Civil para combater a adulteração, armazenamento irregular, furto e roubo de combustíveis. Os policiais montaram campana e presenciaram três caminhões entrando e saindo do local e decidiram abordar o quarto veículo O caminhão transportava piche e havia saído de Campinas com destino a Mogi das Cruzes. Ao ser abordado, o motorista confessou ter vendido parte da carga. 

A polícia constatou na época que a cada parte de combustível ou piche comprada, o material era reservado em caminhões até se obter uma quantidade significativa para revenda. A gasolina, por exemplo, saía das transportadoras dentro dos parâmetros oficiais, mas chegava ao destino adulterada com água. 

Os policiais apuraram que os motoristas vendiam, em média, mil litros de material furtado. No caso do piche, o motorista receberia R$ 1,5 mil. Estima-se que cerca de dez caminhões passavam pelo barracão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por